Política | 23 de janeiro de 2021

Ministério da Saúde inicia distribuição de vacinas da AstraZeneca/Oxford

Do total de 2 milhões, RS terá 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca
Ministério da Saúde inicia distribuição de vacinas da AstraZeneca Oxford

O Ministério da Saúde começou a distribuição dos 2 milhões de doses da vacina contra o Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum, neste sábado (23). O primeiro estado contemplado foi o Rio de Janeiro. O estado é sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição responsável pela checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. Segundo a pasta, 100 milhões de doses da vacina foram encomendadas para serem distribuídas ainda no primeiro semestre deste ano.

Ainda neste sábado, um carregamento com 132,5 mil doses seguirá para o Amazonas e outras 72,5 mil doses seguirão para o Ceará. Pelo cronograma, os demais estados e o Distrito Federal devem receber as doses da vacina a partir de domingo (24).

Confira quantas doses cada estado e a UF receberão 

RS terá 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca

O Ministério da Saúde informou que 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus chegarão ao Rio Grande do Sul na manhã de domingo (24). O voo G32302 sai às 7h35 e desembarca às 9h35 no Aeroporto Internacional de Porto Alegre.

A partir da chegada ao Estado, as doses seguem para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde (SES), em Porto Alegre. Elas serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que enviarão o lote aos municípios, de acordo com os critérios de ordenamento dos grupos prioritários.

Aos moldes do que ocorreu quando da chegada das 341,8 mil doses da vacina Coronavac, o Estado prepara a logística de distribuição com transporte aéreo e rodoviário.

A distribuição das doses de vacina por município será consolidada, entre segunda (25/1) e terça-feira (26/1), pelas 18 CRSs, de acordo com os critérios populacionais dos grupos prioritários. Em seguida, os municípios fazem a retirada nas coordenadorias correspondentes.

As 116 mil novas doses servirão para iniciar a vacinação de mais 116 mil pessoas, majoritariamente trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde.

Acompanhe a vacinação no RS

O RS já teve o registro de 74.586 pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 (dados do dia 23). O dado consta no painel disponibilizado pela Secretaria da Saúde (SES), pelo site vacina.saude.rs.gov.br. Ele terá atualizações diárias até às 11 horas, com base nas informações disponibilizadas pelos municípios até a noite anterior.

vacinacao_rs

Na página, também constam informações de doses recebidas e aplicadas por municípios, Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), e Regiões Covid. Também estão ali divulgadas as vacinas por grupo prioritário (profissionais de saúde, Instituições de Longa Permanência de Idosos, indígenas e maiores de 18 anos moradores de residências inclusivas).

Segundo a SES/RS, o painel, aos poucos, agregará mais detalhes, conforme tiver integração com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Por enquanto, a alimentação será via formulários diários enviados pelos municípios. Nas próximas semanas, deverá, ainda, constar sexo e idade das pessoas vacinadas, os outros grupos prioritários conforme avança o cronograma de vacinação e a série histórica do andamento da campanha.

Veja como foi o início da vacinação nos hospitais do RS

O portal Setor Saúde detalhou – em uma série de matérias – como foi o início da vacinação em hospitais gaúchos. Confira:

Veja como foi o início da vacinação nos hospitais de Clínicas, Moinhos de Vento, São Lucas e Divina Providência

O início da vacinação nos hospitais Mãe de Deus, Santa Casa, Conceição e Ernesto Dornelles

A vacinação nos hospitais de Erechim, Astrogildo de Azevedo, Santa Lúcia, Virvi Ramos, São Vicente de Paulo e Tacchini

Com informações Ministério da Saúde, EBC e Governo RS. Foto: Tomaz Silva/EBC. Edição SS.



VEJA TAMBÉM