Gestão e Qualidade | 28 de outubro de 2013

Médicos do Moinhos de Vento realizam procedimento pioneiro na Colômbia

A nova técnica é de implantação de marca-passo diafragmático em pacientes com trauma medular
Médicos do Moinhos de Vento realizam procedimento pioneiro na Colômbia

A parceria entre o Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre e duas instituições da Colômbia, o Hospital Universitário de San Rafael e o Hospital Cardiovascular del Niño de Cundinamarca, teve continuidade com a recente realização de duas cirurgias de implantação de marca-passo diafragmático para tratamento de incapacidade ventilatória decorrente de trauma de medula, um procedimento pioneiro na América Latina.

Os responsáveis pelos procedimentos foram o cirurgião Richard Gurski e o neurologista Francisco Rotta, únicos capacitados, na América Latina, para realizar o implante cirúrgico conforme tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos pelo médico Raymond Onders, da Case Western Reserve University.

Em setembro, a técnica usada no tratamento de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, progressiva e incurável, começou a ser feita no HMV (leia aqui). No caso da ELA, como os sintomas resultam na perda de ativação de músculos voluntários (responsáveis pelos movimentos dos braços ou das pernas, músculos da respiração ou músculos responsáveis pela fala e pela deglutição) a cirurgia com marca-passo auxilia na manutenção da qualidade de vida do paciente. Nos pacientes com trauma medular, dependentes de ventiladores artificiais, o marca-passo permite a retirada dos aparelhos e, em consequência, uma diminuição das complicações decorrentes de seu uso em longo prazo.

VEJA TAMBÉM