Hospital Tacchini realiza 2ª Jornada de Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva
Cerca de 100 profissionais participaram do evento, ocorrido nos dias 13 e 14 de setembro
O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, realizou, nos dias 13 e 14 de setembro, a 2ª Jornada de Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva, promovido pelo setor de Fisioterapia Hospitalar da instituição, em parceria com a Unicnec Bento Gonçalves. O evento ocorreu no auditório do Tacchini e contou com cerca de 100 profissionais da área e acadêmicos, que participaram de palestras e minicursos, tendo a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e trocar experiências com os profissionais participantes.
“Conseguimos colocar em evidência as principais práticas em fisioterapia realizadas no ambiente hospitalar de outras instituições e vimos que estamos caminhando rumo à excelência, já desenvolvendo práticas modernas junto aos nossos pacientes”, relata Fabiano Frâncio, coordenador da Fisioterapia Hospitalar do Hospital Tacchini.
a
Um dos destaques do encontro foi o uso da robótica em reabilitação nas áreas de neurologia e cardiologia e da eletroterapia, realizada através de pequenos aparelhos que fazem a estimulação elétrica. Outra tendência debatida foi o uso de raio laser no processo de cicatrização das feridas.
“Também apresentamos algumas de nossas ações já em prática no Hospital Tacchini, entre elas, o uso da ventilação não invasiva, ou seja, o uso de uma máscara evitando a intubação do paciente. Além de reduzir a mortalidade e morbidade, evita a incidência de pneumonia associada a ventilação mecânica e diminui o tempo de hospitalização do paciente”, destaca Frâncio.
Ele já projeta para 2020 a terceira edição do evento, tendo inclusive a participação de profissionais da terapia ocupacional. “São atividades que se correlacionam e que muitas vezes trabalham unidas. Então é mais uma forma de enriquecer o conhecimento de todos os participantes”, comenta.
a
Na jornada estiveram presentes profissionais dos hospitais Cristo Redentor, do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Moinhos de Vento e Instituto de Cardiologia. Além de estarem à frente do serviço de fisioterapia destas instituições, diversos deles atuam em instituições de ensino superior, como a Ulbra, Unilasalle, UNICNEC, UFCSPA.