Estatísticas e Análises | 20 de junho de 2023

Hospital Moinhos divulga dados preliminares de pesquisa sobre vigilância ativa em pacientes com câncer de próstata

Iniciativa é uma parceria com o Ministério da Saúde, via Proadi-SUS, que busca reduzir o número de tratamentos radicais desnecessários
Hospital Moinhos divulga dados preliminares de pesquisa sobre vigilância ativa em pacientes com câncer de próstata

A próxima edição do Conexão Proadi divulgará, na quinta-feira (22), dados preliminares do projeto de pesquisa VigiaSUS, iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde, via Programa de Apoio a Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O estudo, conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento, tem como objetivo avaliar pacientes com câncer de próstata de baixo risco em vigilância ativa, estratégia de acompanhamento menos invasiva, porém, ainda subutilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).

No evento, que ocorre em formato híbrido, serão apresentadas informações sobre o andamento do estudo, dados sobre esse tipo de estratégia e seu impacto orçamentário, além da importância dos resultados para o SUS.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


“Há um número expressivo de pacientes que não precisam fazer tratamentos radicais de forma imediata, como cirurgia e radioterapia, porém, eles ainda passam por esses procedimentos”, avalia Jeziel Basso, oncologista do Moinhos de Vento e pesquisador do projeto.

“Nessa estratégia, fazemos o acompanhamento com exame clínico, ressonância e biópsia. Nosso objetivo é estimular essa prática, coletar dados clínicos e estimar o impacto orçamentário que essa estratégia pode trazer para o SUS, potencialmente reduzindo filas de cirurgias e gastos desnecessários. Fora, claro, o fato de preservar a qualidade de vida aos pacientes”, complementa o especialista.


PUBLICIDADE

oncologia-tratamento-cancer


O VigiaSUS está em andamento desde 2022, e recruta cerca de 200 participantes em todo o Brasil, com idades entre 18 e 78 anos. Eles precisam ter diagnóstico de adenocarcinoma de próstata realizado nos últimos 12 meses, com doença localizada, exame de PSA menor que 10 ng/ml e biópsia prostática com Escore de Gleason menor ou igual a 6.

Podem ser incluídos aqueles pacientes da rede pública atendidos nos centros de saúde localizados nos municípios de Barretos (SP), Belo Horizonte (MG), Espírito Santo (ES), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio Grande (RS), Pelotas (RS), Curitiba (PR) e Osasco (SP), entre outros em avaliação.


Conexão Proadi – Projeto VigiaSUS

Quando: quinta-feira, 22 de junho, das 13h às 14h


Onde: Auditório Moinhos (Rua Tiradentes, 33, térreo, bloco B) e online


Inscrições: pelo link

 

 



VEJA TAMBÉM