Geral | 25 de agosto de 2014

Hospital Moinhos de Vento esclarece sintomas da Esclerose Múltipla

Ação ocorre no Parcão e simula situações semelhantes às dificuldades de quem tem a doença
Novidades no diagnóstico do câncer de mama serão apresentados por médicos dos EUA e Argentina no Hospital Moinhos

O Hospital Moinhos de Vento (HMV), em conjunto com a Associação Gaúcha dos Portadores de Esclerose Múltipla (AGAPEM), realiza na manhã do dia 31 de agosto uma ação especial no Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre. A atividade busca chamar a atenção para essa doença pouco conhecida e que atinge cerca de 1,2 mil pessoas só no Rio Grande do Sul.

A ação promovida fará com que os participantes vivenciem as dificuldades enfrentadas por quem tem a doença. Eles serão convidados a participar de um circuito que simula os sintomas. Primeiro, vestindo luvas de boxe e óculos embaçados, terão que escrever, o que dará sensação de perda da motricidade fina e da coordenação motora, enquanto os óculos prejudicam a visão.

Também haverá simulação de dificuldades em cada região afetada, como pesos nas pernas e nos braços, levar um copo de água à boca utilizando as luvas, entre outros. Os participantes serão acompanhados de preparadores físicos. Os presentes também receberão material com todas as informações sobre esclerose múltipla.

A maioria dos pacientes gaúchos com esclerose múltipla leva uma vida normal, sem redução da expectativa de vida, caso siga corretamente o tratamento. Os sintomas mais comuns são: perda de equilíbrio, fadiga, problemas de visão e de locomoção. No Brasil, por volta de 35 mil pessoas sofrem desse mal.

O Centro de Esclerose Múltipla integra o Serviço de Neurologia e Neurocirurgia e conta com uma equipe que atua com foco em diagnóstico, tratamento e pesquisa da doença. A neurologista e coordenadora do Centro de Esclerose Múltipla do HMV, Maria Cecilia Vecino, destaca que o tratamento dura a vida toda. “Os medicamentos que surgiram nos anos 1990 eram injetáveis e trouxeram melhor controle da doença. Há três anos, foi lançado um remédio oral, mas as drogas autoaplicáveis por via subcutânea são, ainda, a base do tratamento”, explica.

Serviço

O quê: Ação do Hospital Moinhos de Vento e AGAPEM pelo Dia Nacional da conscientização sobre Esclerose Múltipla

Quando: Domingo (31) das 10h às 13h

Local: Parque Moinhos de Vento (Parcão), próximo ao monumento Castello Branco

*Em caso de chuva, a atividade será transferida para o próximo final de semana.

 

VEJA TAMBÉM