Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 24 de agosto de 2012

Hospital Moinhos de Vento dispõe de novos equipamentos de radioterapia

As novidades garantem mais precisão e segurança no tratamento do câncer
_MG_2130

A Uni­dade de Radioterapia e Radiocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS) já conta com equipamentos que permitem realizar o IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem, na sigla em inglês) para pacientes do Centro de Oncologia, possibilitando um tratamento mais personalizado – de acordo com as características de cada caso. A instituição é uma das únicas do Estado a utilizar esta tecnologia em Radioterapia.

A Radioterapia Guiada por Imagem garante que a dose de irradiação ocorra apenas no local desejado, pois permite reconhecer mudanças dinâmicas na posi­ção e anatomia do paciente que ocorrem ao longo do tratamento. São imagens em duas ou em três dimensões e é possível detectar mudanças anatômicas causadas por perda ou ganhos de peso, entre outras alterações, aumentando a precisão da dose de irradiação e assegurando que o quê foi planejado está sendo executado diariamente. Com isto, em muitas situações é possível reduzir a margem usu­almente empregada, reduzindo a dose no tecido normal exposto à irradiação e, consequentemente, podendo diminuir os efeitos colaterais de maneira significativa.

O IGRT também possibilita levar as vantagens do IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) para a prática clínica, obtendo resultados mais significativos e seguros. Pela maior precisão, é possível, em situações específicas, realizar um aumento da dose terapêutica, buscando um maior controle da doença e também uma diminuição de dose em órgãos vizinhos ao tumor, permitindo uma melhor tolerância ao tratamento e diminuição de efeitos colaterais.

VEJA TAMBÉM