Gestão e Qualidade | 12 de abril de 2019

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Portal Setor Saúde entrevistou o superintendente administrativo Odacir Rossato
Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas.

O Portal Setor Saúde conversou com o superintendentes administrativo e médico, Odacir Vicente Rossato (foto). “Esta evolução de nossa instituição só é possível graças ao comprometimento da direção e de todos os colaboradores que se dedicaram em cumprir nossos objetivos estratégicos. Esperamos poder, de fato, participar ativamente neste novo desafio, e contribuirmos para o desenvolvimento do sistema de saúde”, destaca o superintendente administrativo. Confira a entrevista.

Portal Setor Saúde (SS) – O que representa para o Hospital Ernesto Dornelles se tornar associado da ANAHP?

Odacir Rossato (OR) – A ANAHP é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. Com o Hospital Ernesto Dornelles, o Rio Grande do Sul passa a contar com cinco hospitais associados a ANAHP. É uma honra para nossa instituição poder integrar e participar da evolução da saúde, através da inserção neste seleto grupo.

SS – Como a instituição se mobilizou e trabalhou para concretizar sucesso no processo de adesão?

OR – Através de muito trabalho e qualificação, fomos convidados a participar da ANAHP. Temos consciência da responsabilidade que assumimos ao nos integrarmos a Associação. Através de nosso planejamento, um dos objetivos estratégicos é o fortalecimento da Cultura de Excelência. Existe um conjunto de projetos e planos de ações vinculados, que nos proporcionam condições para qualificação de nossa empresa.

SS – Quais a expectativas e desafios esperados a partir desta conquista?

OR – Nossa expectativa é que, efetivamente, possamos fazer uma interação com os players estratégicos e contribuirmos para o desenvolvimento da área hospitalar.

SS – O que os profissionais, pacientes e mercado podem esperar a partir da integração com a ANAHP?

OR – Todos os profissionais que atuam em nossa instituição, terão oportunidades de desenvolvimento e presença nesta nova etapa. Nossos clientes-pacientes serão os maiores beneficiados, com a cultura de excelência desenvolvida através de nossa participação. E o mercado da saúde do RS e brasileiro só tem a ganhar com isso.

SS – Na sua opinião, como os hospitais de excelência podem contribuir para a melhoria da saúde nacional?

OR – Para ser membro associado da ANAHP, um dos requisitos é que o hospital seja certificado. E nós somos acreditados pela ONA [Organização Nacional de Acreditação]. Esta qualificação eleva o nível de nosso mercado de saúde. O desenvolvimento dos hospitais certificados e as boas práticas de gestão preconizadas pelo sistema, assim como as trocas efetivas de conhecimento, contribuem para o desenvolvimento do setor de saúde nacional.

ANAHP_HED

Demais instituições gaúchas na ANAHP

No Rio Grande do Sul, também fazem parte da Anahp o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Mãe de Deus e o Hospital São Lucas da PUCRS, todos localizados em Porto Alegre, e também o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves.

VEJA TAMBÉM