Gestão e Qualidade, Multimídia, Tecnologia e Inovação | 25 de julho de 2017

Hospital do Câncer Mãe de Deus inaugura primeira fase

Tecnologia cognitiva inédita e o mais moderno PET-CT da América Latina integram a estrutura
Hospital do Câncer Mãe de Deus inaugura primeira fase

Hospital do Câncer Mãe de Deus inaugurou a sua nova estrutura de atendimento integral. A instituição passa a ocupar sete andares do prédio do Centro Clínico Mãe de Deus, situado na Rua Costa, com área ampliada para dois mil metros quadrados. A iniciativa faz parte do projeto do Hospital de oferecer o maior centro privado de tratamento do câncer da Região Sul. Anunciado no ano passado, o Hospital do Câncer Mãe de Deus terá investimentos de R$ 70 milhões em três anos. Essa primeira fase exigiu investimentos de R$ 12 milhões e também engloba a aquisição do equipamento da nova geração de PET-CT, que permite um melhor planejamento do tratamento oncológico. Autoridades como o secretário de saúde do RS, João Gabbardo dos Reis; o secretário municipal da saúde, Erno Harzheim; e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan; estiveram presentes; assim como o presidente da IBM Brasil, Marcelo Porto.

A ampliação efetuada consiste de uma nova Unidade de Tratamento Quimioterápico e Imunoterápico e de um ambulatório de especialidades. As salas foram ampliadas e pensadas para oferecer mais conforto durante o atendimento. Todas possuem janelas grandes para a rua, televisão e algumas são equipadas também com camas, além das poltronas. Para dar mais leveza e alegria ao ambiente, foram decoradas com papéis de parede coloridos. Assim, os pacientes além de dispor dos mais modernos tratamentos, passam a contar com ambientes mais humanizados. A responsável pelo setor, Débora Schroeter, explica as novidades do ambiente:

 

Boxes de Tratamento

Boxes de Tratamento

 

Aumento no número de consultórios

Com a conclusão das obras na Torre Leste do Centro Clínico Mãe de Deus, localizado na Rua Costa, o número de consultórios passa de 13 para 34 e os boxes de tratamento praticamente dobram dos atuais 8 para 15. Com isso, a capacidade de atendimento será expandida, especialmente em consultas – de 3.500 para 8.600/mês – e tratamentos quimioterápicos – de 1.100 para 2.100/mês.

Consultórios e Recepção

Consultórios e Recepção

 

Novos médicos e profissionais especializados em oncologia

Além da inclusão de novos médicos oncologistas, outra novidade é uma área física especificamente desenhada para atendimento multidisciplinar, com consultórios de profissionais como cirurgiões oncológicos, radioterapeutas, oncologistas clínicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e outras especialidades envolvidas no cuidado integrado do paciente com câncer.

De acordo com o diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios, a proximidade física permitirá uma maior interação entre oncologistas e especialistas de outras áreas de cuidado sobre a melhor conduta a ser seguida em cada caso. “O conceito é acolher o paciente que procura o hospital, com seus familiares, identificando e procurando suprir todas as suas necessidades do ponto de vista médico, técnico, psicológico e social”.

HMD_Cancer_Hospital

 

Teleconferência

Com o objetivo de ampliar e compartilhar conhecimento, haverá salas de reuniões integradas com sistema de teleconferências, onde os encontros de discussão de casos clínicos poderão ser transmitidos para outros centros oncológicos do Brasil e do Exterior. “Estaremos constantemente conectados com importantes instituições de referência mundial na área oncológica, tanto para debates de casos quanto para a análise de pesquisas e avanços em tratamentos. Isso contribuirá também para formação de novos talentos e atualização de nossos profissionais”, comenta Dr. Barrios.

A partir da conclusão dessa primeira fase, a instituição prepara-se para a segunda etapa do Hospital do Câncer Mãe de Deus. Entre as ações, estão a readequação e reforma das áreas assistenciais na estrutura do Hospital Mãe de Deus, consolidando dois andares específicos para oncologia, e otimização das áreas de Bloco Cirúrgico, Emergência e CTI para este atendimento, personalizando a assistência de acordo as necessidades individuais de cada caso. Também será construída uma unidade de tratamento de leucemias e transplante de medula óssea.

Última fase será entregue em 2018

A última fase, em 2018, contemplará a construção de um novo prédio para consultórios, área de radioterapia e mais espaços de atendimento ambulatorial. “Estamos entregando à sociedade um centro de excelência que preconiza o paciente e sua família como centro das atenções. O investimento expressa nossa busca constante pela inovação com foco na pessoa a fim de atender as singularidades da cada demanda. Isso possibilita maior assertividade no tratamento e melhor qualidade de vida com base nos mais recentes avanços terapêuticos da oncologia mundial”, destaca o superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Dr. Alceu Alves da Silva.

Tecnologia Cognitiva: Watson for Oncology

A nova estrutura de atendimento oncológico entregue agora também inclui tecnologias de vanguarda. A instituição é a primeira da América do Sul a utilizar a plataforma de tecnologia cognitiva Watson for Oncology,desenvolvida pela IBM. Trata-se de um recurso que se integra ao trabalho da equipe médica fornecendo aos profissionais e pacientes opções terapêuticas baseadas em evidências científicas mundiais. O Watson analisa grandes volumes de dados a fim de apontar alternativas individualizadas e orientadas ao perfil de cada paciente diagnosticado com câncer. A plataforma considera informações clínicas, histórico e resultados de exames que são fornecidos pelo médico diretamente no sistema.

Com esses dados, o Watson analisa toda a informação disponível sobre aquela situação em particular e informa a relevância de cada tratamento identificado e fornece links de apoio para cada alternativa, incluindo pontos importantes como medicamentos e possíveis efeitos colaterais. Deste modo, a solução auxilia e qualifica a decisão do oncologista pelo melhor tratamento disponível para aquele caso, oferecendo mais segurança na recomendação ao paciente.

Maior tempo do profissional

Além de favorecer a assertividade e acelerar o processo de pesquisa, também permite ao profissional dedicar maior parte de seu tempo à interação com seu paciente. Os médicos poderão utilizar a plataforma para obter informações sobre tratamentos de sete tipos de câncer: colo do útero, pulmão, mama, intestino, reto, estômago e ovário. Até o fim do ano, o Watson deve contar com 18 categorias da doença catalogadas.

A plataforma de tecnologia cognitiva integra-se às iniciativas da instituição para acompanhar os avanços mundiais em diagnóstico e tratamento do câncer.

PET-CT

Um outro importante avanço tecnológico colocado à disposição da população é o PET-CT. Considerado o maior serviço de PET-CT do Estado e responsável por mais da metade desses exames feitos no Rio Grande do Sul, o Hospital Mãe de Deus agora conta com a nova geração desse equipamento, o Discovery IQ 5 anéis produzido pela GE. Entre outras vantagens, a integração com o planejamento da radioterapia permite com estudos 4D, captar a imagem com sincronismo respiratório, o que aumenta a precisão do tratamento principalmente para pacientes com lesões no tórax. Aliado a esses avanços, o hospital constituiu uma equipe técnica altamente qualificada com formação nos melhores centros de imagem molecular dos Estados Unidos.

O equipamento é capaz de identificar o câncer precocemente, com 50% menos de exposição à radiação do que os aparelhos convencionais, além de reduzir pela metade a duração do exame. A instituição gaúcha é a primeira da América Latina a operar essa tecnologia em sua versão mais avançada.

O principal diferencial do Discovery IQ 5 anéis é gerar imagens com alta densidade de informação (sensibilidade), possibilitando a detecção de lesões muito pequenas, a partir de 5mm, o que confere maior poder diagnóstico, e com menor dose de radiação comparado aos equipamentos convencionais. “Na prática, esse ganho de eficiência do exame representa maior chance de detecção de lesões muito pequenas, possibilitando um diagnóstico do câncer mais preciso e precoce”, afirma a gestora responsável pelo Serviço de Medicina Nuclear e PET-CT do Hospital Mãe de Deus, Dra. Clarice Sprinz.

Vantagens do Discovery IQ

Discovery_IQ_Mae

 

Galeria dos Guerreiros

Numa iniciativa para estimular e incentivar aos pacientes, na área de tratamento foi criada a Galeria dos Guerreiros, onde cada paciente que concluir o tratamento poderá deixar a sua marca na parede. Outra forma de valorizar e apoiar o esforço dos pacientes no enfrentamento da doença é registrar a experiência de forma gráfica.  Durante o dia 25 de julho é realizada a exposição ‘12 Reflexões’, do fotógrafo Gerson Turelly, mostrando fotos de pacientes e pessoas importantes para eles durante o tratamento do câncer, na instituição.

O Hospital do Câncer Mãe de Deus pretende consolidar-se como um dos mais modernos Centros de Câncer da América Latina, desenvolvendo programas de prevenção, aconselhamento genético, diagnóstico, tratamento, uma unidade de tratamento de leucemias e transplante de medula óssea, concentrando esforços na geração de conhecimento com o desenvolvimento de novos medicamentos e pesquisas para o tratamento da doença.

Primeira_Fase_Estrutura_Hospital_Cancer_MD

VEJA TODOS OS VÍDEOS

 

VEJA TAMBÉM