Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 8 de junho de 2017

Hospital Mãe de Deus será o primeiro da América Latina a utilizar a tecnologia Watson da IBM

Hospital de Porto Alegre anunciou em sua página oficial a adoção do sistema
Hospital Mãe de Deus será o primeiro a utilizar a tecnologia Watson, da IBM

O Hospital Mãe de Deus será o primeiro da América Latina a utilizar a tecnologia Watson, da IBM, na área de oncologia. Por meio do sistema, o médico insere os dados clínicos do paciente, como sexo, idade, tipo de tumor, estágio da doença e resultados de exames, e recebe a lista com os tratamentos mais recomendados para cada caso.

O supercomputador trabalha através da análise em um banco de dados com milhões de evidências científicas. O Watson consegue consultar, em poucos segundos, mais de 15 milhões de conteúdos científicos, incluindo textos médicos e artigos. Ele já vem sendo utilizado nos Estados Unidos, na Europa e em países asiáticos como India e China.

“A plataforma vai trazer tanto evidências científicas já certificadas por uma curadoria de especialistas internacionais quanto evidências de estudos publicados há poucos dias, que o médico pode nem ter tido acesso ainda. O principal objetivo do Watson não é substituir qualquer profissional, mas, sim, empoderar o oncologista para tomar a melhor decisão com base em todas as evidências científicas existentes”, explica Eduardo Cipriani, da IBM Watson Health no Brasil, ao Estadão.

Eduardo Cipriani reforça que “a intenção é que o Watson for Oncology democratize o acesso ao crescente conhecimento sobre câncer disponível atualmente”. Para nós, é uma honra trabalhar com organizações de saúde, como o Hospital do Câncer Mãe de Deus, para empoderar os oncologistas e tornar a medicina mais participativa.

O oncologista Carlos Barrios, diretor do Hospital Mãe de Deus, defende que a plataforma vai ajudar a definir um tratamento personalizado para cada doente. “A diversidade de novos tratamentos e medicamentos é imensa. Dois pacientes podem ter o mesmo tipo de câncer, mas isso não quer dizer que o tratamento será igual. A opção escolhida pode impactar imensamente no resultado”, diz. A tecnologia Watson já pode ser usada para sete tipos de câncer e deverá englobar até 18 tipos até o final do ano, segundo a IBM.

“Um dos propósitos do Hospital do Câncer Mãe de Deus é oferecer para os seus pacientes toda a gama possível de alternativas de tratamento. O Watson for Oncology integra-se ao trabalho de nossos oncologistas, possibilitando maior acesso à informação curada e qualificando as decisões dos médicos”, completa Barrios.

O Watson for Oncology foi inicialmente ´treinado´ pelo Memorial Sloan Kettering Center (MSK) – um dos mais importantes centros de estudos sobre o câncer no mundo, sendo atualmente beneficiado por um processo de treinamento colaborativo com centenas de médicos oncologistas.

Na página oficial do Mãe de Deus, já é possível ver a confirmação.

Imagem do site do Sistema de Saúde Mãe de Deus

Imagem do site do Sistema de Saúde Mãe de Deus

 

 

VEJA TAMBÉM