Mundo | 5 de fevereiro de 2014

Governo francês apresenta plano para combater o câncer

Chamado Plan Cancer III, projeto conduzirá a política de luta contra a doença até 2019
Governo francês apresenta plano para combater o câncer

O governo francês apresentou na última terça-feira, 5, um plano quinquenal de combate ao câncer, o Plan Cancer III. O presidente François Hollande espera que todos os pacientes recebam tratamento igualitário frente à doença, bem como pretende aumentar a luta contra o tabagismo.

O projeto conduzirá a política francesa de luta contra a doença entre 2014 e 2019 e receberá investimento de € 1,5 bilhão. O acesso igualitário aos exames preventivos  contra o câncer, aos cuidados terapêuticos e às medidas posteriores ao tratamento, são alguns dos pontos abordados no plano. Estudiosos afirmam que as classes menos favorecidas da sociedade são mais afetadas por esse mal, que mata cerca de 150 mil franceses anualmente.

De acordo com um estudo, na faixa etária entre 30 e 65 anos um operário tem o dobro de chances de desenvolver câncer do que um executivo. Entre as explicações para isso estão taxas mais altas de tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada, assim como trabalhos ligados a materiais considerados cancerígenos.

O governo francês revisará os preços dos remédios considerados “escandalosamente altos” no mercado nacional. Outra medida reduzirá as listas de espera de pacientes com câncer. Os exames prévios de câncer do colo de útero passam a ser recomendados  para mulheres com idade entre 25 a 65 anos.

De acordo com análise do jornal Le Figaro, o Plano é pouco enfático em relação ao tabagismo – responsável por 73 mil mortes ao ano.

VEJA TAMBÉM