Governo do Estado sanciona o Dia do Rim e a Semana de Prevenção das Doenças Renais
Medida busca promover conhecimento e formas de prevenção
O governador do Estado, José Ivo Sartori, sancionou nesta quarta-feira, 5, a PL 52/2016, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul a Semana Estadual de Prevenção das Doenças Renais e o Dia do Rim.
De acordo com a Lei, o evento será realizado anualmente na segunda semana de março e o Dia do Rim será em 12 de março.
O projeto da deputada Liziane Bayer teve aprovação unânime da Assembleia Legislativa do RS, sendo fruto de uma ação conjunta da deputada e da Sociedade Gaúcha de Nefrologia – presidida pela Dra. Cínthia Vieira – e da Fehosul.
A medida busca promover o conhecimento social sobre as doenças renais e as formas de preveni-las, além de estimular ações educativas por parte dos diversos segmentos e instituições públicas que possam contribuir na prevenção das doenças renais.
Na cerimônia de assinatura da PL 52/2016, a deputada expressou o seu comprometimento em prol da prevenção e tratamento adequado da doença renal, destacando a atuação incansável dos médicos nefrologistas e transplantadores do Estado.
A cerimônia teve a presença de diversas associações engajadas na luta dos doentes renais crônicos, bem como a presença expressiva de pacientes e familiares. A Fehosul esteve representada pelo diretor-executivo, médico Flávio Borges.
O governador Sartori, a deputada Liziane Bayer e a presidente da SGN, Cínthia Vieira, destacaram a Fehosul como importante parceira na causa. A Fehosul tem atuado junto à Secretaria Estadual da Saúde, frente aos municípios com gestão plena SUS, ao IPE-Saúde e demais operadoras de planos de saúde, sempre buscando a prática da melhor assistência de saúde ao nefropata crônico.
Na ocasião, também foi distribuído um manual instrutivo (chamado Rins Saudáveis), que traz informações e dicas gerais sobre o cuidado renal. A publicação é da Assembleia Legislativa, com a autoria da Dra. Cínthia Vieira.
“É de extrema importância a atuação do Grupo de Nefrologia da Fehosul para as conquistas obtidas junto às fontes pagadoras de serviços em hemodiálise. Ao mesmo tempo que se comemora a promulgação desta lei, alertamos para a delicada situação financeira pela qual passam as clínicas e serviços de hemodiálise, em função das tabelas remuneratórias que não sofrem reajustes há vários anos”, declarou Dr. Flávio Borges.
Saiba mais
Fehosul reúne-se com Secretário Municipal de Saúde da Capital
Setor de nefrologia debate dramática crise no Ministério da Saúde