Gestão e Qualidade | 22 de junho de 2016

Fórum RH da Fehosul tem nova edição com mudança na coordenação

José Antônio Carvalho da Costa, do Hospital Ernesto Dornelles assume função
entrega da placa

A edição de junho do tradicional Fórum RH, promovido pelo Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul), que reúne gestores de recursos humanos das instituições de saúde do Estado, apresentou mudanças. Além dos debates em pauta, os participantes do encontro realizado dia 21 de junho, participaram da troca de comando na função de coordenação da atividade.

Na abertura do Fórum RH, o diretor executivo da Fehosul, médico Flávio Borges, entregou placa institucional da entidade em homenagem ao administrador Marcelo Jorge Sonnenborn pelo mérito em conduzir de forma exitosa a coordenação do Fórum RH – Fehosul, desde seu início em 2009 até 2016. “Queremos recordar, de forma concreta e afetiva, sua tarefa no Fórum RH”, elogiou Dr. Flávio Borges.

“Trabalhamos com cerca de 40 instituições ao longo desses anos. Conseguimos construir uma integração entre instituições, algo que cresceu muito. O projeto da Fehosul discute as melhores práticas para apoiar as demandas de RH no Estado. Tivemos conquistas, mas ainda há muito a fazer. Esperamos que a nova coordenação consiga desenvolver um bom trabalho e traga ainda mais instituições para o Fórum”, comentou Marcelo Sonnenborn, que atuou por muitos anos como gerente corporativo de RH do Sistema de Saúde Mãe de Deus mas, desde o ano passado, foi promovido a Superintendente Administrativo da instituição. “Em um momento de crise, manter a equipe profissional motivada é um desafio, e o RH tem um papel estratégico nesse ponto”, completou Marcelo, ao agradecer a homenagem.

placa

Placa em homenagem ao administrador Marcelo Jorge Sonnenborn pelo mérito em conduzir de forma exitosa a coordenação do Fórum RH

 

O novo coordenador, indicado pela Diretoria da Fehosul, que assumiu na oportunidade, é José Antônio Carvalho da Costa, gerente de RH no Hospital Ernesto Dornelles, entidade onde trabalha desde 2010. No setor de RH há 36 anos, também teve experiências em grandes empresas como Kimberly-Clark Brasil (Indústria e Comércio de Produtos de Higiene), Unesul (empresa de transportes), Nestlé, entre outros.

jose antonio

José Antônio Carvalho da Costa, novo coordenador do Fórum RH

 

“É um desafio que me deixa agradecido. Pretendo dar sequência ao trabalho do Marcelo Sonnenborn, além de manter os atuais parceiros e buscar novas instituições para que integrem o Fórum RH”, comentou José Antônio. “Nossa atividade apresenta boas práticas para os estabelecimentos, em um momento de dificuldade no cenário da saúde. Através da troca de experiências, estamos colaborando para a melhoria de todos os envolvidos”.

Os integrantes do Fórum, ainda no próprio encontro, escolheram a nova vice-coordenadora, que será Ângela Cristina Lasch, coordenadora corporativa de RH do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves.

vice coordenadora

Ângela Cristina Lasch, é a nova vice-coordenadora do Fórum RH

 

A edição do Fórum RH teve, igualmente, debate sobre “qualidade de vida no trabalho”,com a palestra proferida por Josiane Gonçalves, da clínica Viva Bem Saúde Corporativa. Ela destacou a importância da implantação de programas focados na saúde e bem estar dos funcionários, como ginástica laboral, quick massage (massagem rápida), corrida corporativa, entre outros.

palestra da viva bem

Josiane Gonçalves, da clínica Viva Bem Saúde Corporativa, abordou sobre o tema “qualidade de vida no trabalho”

 

“Um ponto interessante de se destacar é a chamada blitz da saúde, que foca principalmente mulheres. Elas são abordadas para que profissionais vejam o que elas estão carregando nas bolsas e, assim, recomendem cortar o excesso de peso, ou então o alerta para o uso demasiado de salto alto, o que prejudica a coluna”, analisou a gerente de relacionamento com o mercado da Fehosul, administradora hospitalar Shirlei Gazave, responsável pela supervisão e manutenção do Fórum RH.

Estiveram presentes representantes das seguintes instituições:

Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre), Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre), Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre), Hospital Divina Providência (Porto Alegre), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Serdil Radiologia (Porto Alegre), Clínica São José (Porto Alegre), Clinoson (Porto Alegre), Laboratório Leuckert (Taquara), Oncologia Centenário (São Leopoldo), Sidi Medicina por Imagem (Porto Alegre).

 

VEJA TAMBÉM