Gestão e Qualidade, Política | 30 de janeiro de 2015

FEHOSUL negocia pagamento dos valores decorrentes do ajustamento da CMED-03

R$ 18,17 milhões devidos a 119 instituições filiadas
FEHOSUL negocia pagamento dos valores decorrentes do ajustamento da CMED-03

A FEHOSUL vem mantendo intensa negociação com a Direção do Ipergs para o pagamento imediato de valores decorrentes do ajustamento CMED-03 (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento). Ao todo, 119 instituições filiadas à FEHOSUL e a Associação dos Hospitais do RS (AHRGS) têm direito a receber o valor de R$ 18.177.373,77 (dezoito milhões, cento e setenta e sete mil, trezentos e setenta e três reais e setenta e sete centavos), conforme apurado pelas partes.

Desde o ano passado, a FEHOSUL e AHRGS vêm buscando o pagamento integral das diferenças ocasionadas pelo congelamento do Brasíndice (guia farmacêutico indicador de pesquisa de preços de medicamentos, soluções parenterais e materiais hospitalares), referente aos medicamentos de uso restrito, inclusive tendo assinado acordo proposto pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para acelerar a quitação destes créditos que remontam a 2010.

Por meio de conversas realizadas com José Parode, futuro presidente do IPERGS – com previsão para assumir o cargo nos próximos dias – e Antônio de Pádua, Diretor de Saúde, a percepção da Diretoria da FEHOSUL é de que o pagamento poderá ser efetivado no começo do mês de fevereiro, ainda no primeiro decêndio.

Para Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL, os encontros realizados nos últimos dias com a nova direção do IPERGS, além do constante contato com a Diretoria de Saúde da autarquia estadual, têm favorecido o entendimento das partes sobre a importância da resolução das dificuldades relativas a este tema, o mais breve possível. Allgayer entende que “é importante desobstruir esta pauta, liquidando os débitos existentes, possibilitando os recebimentos por parte dos hospitais e clínicas credoras e centrando as discussões no aperfeiçoamento do plano de saúde, para atender com maior qualidade a vasta gama de beneficiários”, conforme informou ao Portal Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM