Gestão e Qualidade | 2 de setembro de 2013

FEHOSUL e IPE-Saúde acertam o pagamento de Glosas

Recursos referentes ao período de 2005/2009 começam a ser pagos a partir de 9 de setembro
FEHOSUL e IPE-Saúde acertam o pagamento de Glosas

Uma das reivindicações da FEHOSUL, em defesa dos hospitais e estabelecimentos de saúde do Estado, junto ao IPE-Saúde, enfim começa a dar os primeiros resultados. A partir de 9 de setembro terá início o cumprimento do pagamento do processo de conciliação de contas referentes às “glosas” ou valores não pagos aos prestadores de serviços referentes ao período 2005/2009. A importante definição aconteceu na manhã desta segunda-feira, 2, em reunião na sede do IPERGS, com a direção médica da instituição e o Grupo de Conciliação de Contas dos Hospitais e Clínicas. Representando a FEHOSUL estiveram presentes o diretor-executivo, dr. Flávio Borges, e o assessor da presidência, Alcides Pozzobon.

Na ocasião, além do anúncio do início do processo de pagamento das glosas, a partir do Manual da Rotina de Recursos Eletrônicos, este foi distribuído, pela diretoria do IPE-Saúde, aos presentes. As ordens de serviços e portarias referentes ao tema serão editadas e distribuídas ainda nesta primeira semana de setembro. O começo do processo de recursos ocorrerá através do Código 35, que se refere a serviços complementares.

Durante o encontro foi tratada também a previsão de iniciar, em 16 de setembro, a liberação de recursos para o Código 55 (pronto-atendimento). A partir de outubro, será aberto o processo de recursos de glosas alusivos ao período de 2010 em diante e, posteriormente, permanecendo aberto.

Em busca de uma maior agilidade no andamento do procedimento, hospitais foram selecionados para atuarem como multiplicadores. Sendo assim, ficarão responsáveis pelo treinamento que habilitará os demais estabelecimentos para realizarem da forma mais correta as diferentes etapas do processo.

tabela de glosas

VEJA TAMBÉM