Jurídico | 5 de fevereiro de 2021

FEHOSUL e Associação Latinoamericana de Direito Médico firmam parceria

A assinatura ocorreu na sede da FEHOSUL
FEHOSUL e Associação Latinoamericana de Direito Médico firmam parceria

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e a Associação Latinoamericana de Direito Médico (ASOLADEME) firmaram convênio de parceria com foco em direito no setor da saúde. A assinatura ocorreu na sede da FEHOSUL e contou com a presença do presidente Cláudio Allgayer, do presidente do Capítulo do RS da ASOLADEME, médico Jorge Luiz Fregapane, e da 1ª vice-presidente, advogada Franciele Corte Batista.

Segundo as entidades, a parceria tem como objetivo viabilizar, conjuntamente, atividades que possam aprimorar o conhecimento técnico e científico dos profissionais atuantes na área de saúde, com vistas à mitigação dos riscos oriundos da atividade, e à segurança do paciente e dos profissionais.

Para Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL, o acordo prevê ações importantes, como por exemplo “a criação de uma comissão focada em promover ações que ajudem a disseminar boas práticas sob a ótica jurídica e da saúde e, assim, contribuir para a minoração de riscos relacionadas às atividades dos prestadores de serviços de saúde e de seus profissionais”, detalha.

Criada em abril de 1996, a ASOLADEME é uma das principais organizações internacionais com foco em ações relacionadas ao Direito Médico e Medicina Legal. Entre seus objetivos estão o estabelecimento de um fórum comum para o intercâmbio, a discussão de ideias, vinculando profissionais dos diferentes países participantes, e procura respostas para as muitas questões éticas e legais relacionadas às ciências médicas. Além disso, promove o entendimento, a cooperação, a discussão e a disseminação de tópicos médico-legais e relacionados entre os membros do governo, setor privado, universidades e setores da comunidade interessados.

A FEHOSUL atua desde 1989 e representa hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde no RS. A entidade é filiada à Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), com sede em Brasília.



VEJA TAMBÉM