Política | 22 de maio de 2018

FEHOSUL e Associação Comercial promovem reunião-almoço com Rodrigo Maia

Presidente da Câmara dos Deputados falou sobre os desafios do futuro
Maia_Perguntas

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), em parceria com a Associação Comercial de Porto Alegre, promoveu reunião-almoço com o pré-candidato à presidência do Brasil e atual Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Na pauta, O Brasil do Futuro e os desafios para avançar em áreas estratégicas como economia, política e saúde. O encontro ocorreu na segunda-feira, 21, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre.

“Esta nova parceria com a Associação Comercial tem como missão criar uma esfera de diálogo com os poderes e demais lideranças de alcance nacional. Nossa proposta é criar canais sólidos para troca de experiências e ideias e auxiliar nossos representados e associados, do segmento da saúde, na tarefa de se fazerem ouvidos. Mas principalmente, oportunizando-os a contribuírem para a construção de uma nação colaborativa e mais conectada com os problemas que impactam o desenvolvimento”, destacou Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL e vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde).

Allgayer, Tércio Kasten, Westphalne e Paulo Pereira

Paulo Pereira, presidente da Associação Comercial (à direita), com comitiva da saúde

 

O presidente da Associação Comercial, Paulo Afonso Pereira, agradeceu o apoio da FEHOSUL como novo parceiro da Associação. Na abertura, cobrou mais responsabilidade com a dívida pública, a taxa de juros e o crédito. “São temas que considero fundamentais para a retomada do crescimento… o Estado brasileiro continua gastando mais do que arrecada”, disse Pereira.

Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados destacou que “o país tem muito que avançar”. Para ele os dados divulgados recentemente pelo IBGE são desastrosos. Segundo ele é preciso pensar políticas que beneficiem o conjunto da sociedade.

Alguns dos pontos a serem de atenção para o próximo presidente, na visão de Maia, é a “necessidade premente e inadiável de diminuir o Estado caro na qual poucos serviços são oferecidos com qualidade. Entendo que [é preciso] um governo que tire o ´medo´ da sociedade. O medo de andar nas ruas, de perder o emprego. [Devemos] Fundar um ´novo´ estado brasileiro… criar uma política de mérito ao servidor para aumentarmos a produtividade”.

Momento de perguntas e debate

Momento de perguntas e debate

 

Maia também defendeu a inovação e a tecnologia para ter um Estado mais integrado. “Se você consegue integrar melhor as informações na Saúde por exemplo, você consegue economizar algo como 0,5% do PIB. Ou seja, tem muita coisa que se pode fazer com a gestão e modernizando a máquina pública. Não estou dizendo que o servidor é incompetente, mas muita coisa pode-se fazer para melhorar a produtividade …. agora a ´burocracia´ existe porque beneficia alguém. Quando você vai ‘tocar’ em alguns pontos, aparecem os ´donos´ desta burocracia”, explicou.  Maia defendeu também as reformas da previdência e tributária como metas que o próximo presidente deverá se comprometer.

Sobre ser de um partido específico, alinhado à esquerda ou direita, Maia defende que isto é o menos importante. “O que mais importa são as pessoas e suas ideias… Devemos construir uma agenda com menos radicalismo. Acredito que a sociedade civil já está buscando uma alternativa de centro, com posições firmes, mas pactuando com todos.”

“Pauta surpresa”

No começo da manhã, poucas horas antes do evento, a Petrobras anunciou reajuste no preço da gasolina e do diesel nas refinarias, o que gerou uma “pauta surpresa” para Maia explicar aos jornalistas de coletiva de imprensa disponibilizada pela FEHOSUL e Associação Comercial na parte da manhã. Sobre a crise geopolítica internacional que pressiona o preço do petróleo, e que reflete nas bombas de gasolina e óleo diesel, Maia defendeu que é necessário pensar em como não deixar impactar o caminhoneiro e a dona de casa.

“É claro que não vamos propor um congelamento de preço. Não é um debate que deve ser feito em virtude de um ano eleitoral. É um debate em cima de uma realidade. O preço do Petróleo subiu muito rápido, antes da expectativa de todos, dentro de uma geopolítica internacional. Teve todo este conflito dos EUA com a Síria, com o Irã, projetando o preço mais rápido do que o imaginado”, resumiu Maia.

Rodrigo Maia na coletiva

Rodrigo Maia na coletiva

 

Distinção da FEHOSUL

Maia recebeu homenagem da FEHOSUL, com um placa que o destacava “pelos relevantes serviços prestados ao Setor de Saúde e à Nação Brasileira”. E em especial “à condução da modernização trabalhista”, destacou Allgayer. O pré-candidato à Câmara Federal, atual deputado estadual Pedro Westphalen – e vice-presidente licenciado da FEHOSUL -, juntamente com o diretor da entidade patronal, Luiz Alberto Tarragô de Carvalho e o presidente da CNSaúde, Tércio Egon Kasten, entregaram a distinção ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Entrega placa da FEHOSUL

Entrega da placa pela FEHOSUL

 

A ex-governadora Yeda Crusius (atualmente Deputada Federal), o pré-candidato ao governo do RS, Luis Carlos Heinze (atualmente Deputado Federal), o Chefe de Gabinete do Governo do RS, Idenir Cechin representando o governador Sartori, o prefeito municipal de Porto Alegre,  Nelson Marchezan Jr. e Kevin Krieger (ex-secretário de Porto Alegre e atualmente assessor de Heinze) também estiveram presentes.

Luiz César Leal, Tércio Kasten, Vera Lucia Reck e Irineu Grinberg

Luiz César Leal, Tércio Kasten, Vera Lucia Reck e Irineu Grinberg

 

Do segmento da saúde, lideranças como Luiz César Leal (presidente licenciado do Sindicato dos Laboratórios do RS e pré-candidato ao cargo de Deputado Estadual), Vera Lucia Reck (LAS/RS) Antônio Quinto Neto (Diretor do Banco dos Olhos), Odacir Rossato (Diretor do Hospital Ernesto Dornelles), Fernando Pedroso (Presidente do Sindicato dos Hospitais da Região Serrana e Diretor do Hospital Santa Lúcia de Cruz Alta), Adalberto Broecker Neto (Diretor da Oncologia Centenário de São Leopoldo), Terezinha Valduga (Escola de Saúde Pública do RS), Paulo de Argollo Mendes (Presidente do Sindicato Médico do RS Simers), Germano Bonow (ex-secretário de Saúde do RS), Alexandre Bessil (Gerente de Pacientes Externos do Hospital Conceição), Francisco Santa Helena (Diretor Médico do Centro Clínico Gaúcho), Paulo Petry, Maralice Staniecki e Sérgio Lopes (Faculdade de Tecnologia em Saúde do IAHCS), dentre outros.

Irineu Grinberg, Cláudio Allgayer, Rodrigo Maia, Pedro Westphalen e Tércio Egon Kasten

Irineu Grinberg, Cláudio Allgayer, Rodrigo Maia, Pedro Westphalen e Tércio Egon Kasten

VEJA TAMBÉM