Mundo | 8 de julho de 2013

FDA aprova remédio para depressão em transtorno bipolar

Latuda é produzido pela Sunovion e também atua em casos de esquizofrenia
FDA aprova remédio para depressão em transtorno bipolar

O órgão regulador norte-americano, Food and Drug Administration (FDA), aprovou na última semana o medicamento Latuda, da farmacêutica Sunovion . A droga é recomendada para o tratamento de adultos com depressão bipolar.

O uso de Latuda é indicado em dois casos: como monoterapia e terapia conjunta com lítio ou valproato. O foco é o combate ao transtorno bipolar tipo 1, quando os pacientes apresentam sintomas como disfunção, diminuição considerável da qualidade de vida e pode elevar o risco de tentativa de suicídio.

A eficácia no tratamento de adultos com histórico de transtorno bipolar foi comprovada em dois estudos (monoterápico e em conjunto) controlados, ambos com duração de seis semanas. Para pacientes com esquizofrenia, foram feitos cinco estudos controlados com duração de seis semanas e também foram registradas melhoras. Contudo, não houve uma real comprovação de benefícios no uso de Latuda por um período maior que seis semanas.

A dose recomendada para transtorno bipolar varia de 20mg a 120mg diários, ingeridos durante a refeição. Para esquizofrênicos, a dose máxima recomendada é de 160 mg/dia.

A empresa alerta para o fato de que a droga não é recomendada para pacientes idosos com psicose relacionada à demência e para pacientes menores de 18 anos de idade.

A Sunovion Support é uma companhia farmacêutica orientada para produtos terapêuticos nas áreas de psiquiatria, neurologia e doenças respiratórias.

TÓPICOS , , ,

VEJA TAMBÉM