Mais de 1,2 mil colaboradores da Santa Casa estão impossibilitados de trabalhar em decorrência das enchentes
Campanha busca doações para auxiliar colaboradores a se reestruturarem para voltar a desempenhar as suas funções.![Mais de 1,2 mil colaboradores da Santa Casa estão impossibilitados de trabalhar em decorrência das enchentes](https://setorsaude.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Mais-de-12-mil-colaboradores-da-Santa-Casa-estão-impossibilitados-de-trabalhar-em-decorrência-das-enchentes.png)
Mais de 1.200 colaboradores da Santa Casa de Porto Alegre estão impossibilitados de exercer suas funções nas rotinas dos hospitais do complexo em virtude das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. São profissionais que garantem o cuidado de excelência da instituição e para que isso não seja comprometido, a ajuda de voluntários tem sido fundamental para manter a plenitude do processo assistencial ao alcance de todos.
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Desde o dia cinco de maio, a Santa Casa vem contando com a solidariedade e a disponibilidade de inúmeros profissionais da própria instituição, especialmente nos dias de folga, para manter as atividades em pleno funcionamento. Com um quadro funcional de cerca de 10 mil profissionais, o atual déficit de colaboradores atinge todas as áreas, em especial as de apoio, como copa, lavanderia e cozinha.
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Diversas iniciativas estão sendo realizadas para auxiliar a instituição a superar esses desafios. Mas além de mobilizar esses voluntários, a Santa Casa também busca apoio da sociedade para ajudar a reerguer a vida desses profissionais.
Atualmente, são pelo menos 500 colaboradores que tiveram suas casas diretamente atingidas pelas enchentes, com a perda total ou parcial dos bens materiais. Uma corrente de solidariedade em prol desses profissionais e seus familiares vem sendo encampada pelo Grupo Voluntárias Pela Vida em parceria com a Associação dos Funcionários da Santa Casa (AFUSC).
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Além de proporcionar segurança e cuidado, a ação busca auxiliar que esses colaboradores consigam se reestruturar rapidamente e voltar a desempenhar suas funções. “Nós precisamos, assim como toda a sociedade vem fazendo, buscar formas de ajudar nossos colaboradores, que eles possam rapidamente recompor suas vidas privadas. Isso porque a gente terá pela frente uma avalanche de serviços de assistência, que já existe hoje, mas que será muito mais incidente nas próximas semanas”, destaca o diretor geral da Santa Casa, Julio Matos.
Com o apoio e divulgação de empresários, políticos, instituições públicas e privadas, as doações são direcionadas para uma conta criada especialmente para a campanha por meio da chave PIX solidariedade@santacasa.org.br
A instituição também organizou um espaço para acolher outros 100 profissionais que ainda não tiveram como retornar para suas casas, além de um sistema de transporte para buscar e levar profissionais onde ainda o sistema coletivo não está em funcionamento.
Além disso, a Santa Casa segue realizando atendimentos essenciais e acolhendo pacientes de outros hospitais que precisaram fechar áreas devido às enchentes, bem como realizando exames de análises clínicas para outros laboratórios da cidade. Um movimento integrado para permitir que a sociedade não fique desassistida durante todo esse período de calamidade.
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Consultas e exames foram retomadas
No dia 14 de maio a Santa Casa informou que as consultas e exames – convênio e particular – foram retomadas. As confirmações serão enviadas via WhatsApp, diretamente para cada paciente ou responsável, com as informações de local e horário.
Os atendimentos – convênio e particular – suspensos no período de 6 a 13 de maio deverão ser reagendados pelo WhatsApp, telefone 3214-8000 ou app Santa Casa POA (somente para pacientes de convênios).
Novos agendamentos eletivos, convênio e particular, também serão retomados nessa mesma data (14 de maio) e podem ser realizados através do site santacasa.org.br.
Agendamento presencial para marcação de consultas e exames – convênio e particular podem ser realizados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos locais abaixo:
– Hospital da Criança Santo Antônio;
– Hospital Santa Clara;
– Hospital Santa Rita.
Clientes do convênio IPE Saúde devem agendar pelo telefone: (51) 3214-8000. O atendimento telefônico será de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Retomada de consultas e exames – SUS
Informamos que as consultas e exames de pacientes SUS serão retomados, a partir desta quarta-feira, 15 de maio, no horário das 8h às 16h, com exceção do Hospital Santa Rita cujo horário se estende até 18h.