Gestão e Qualidade | 15 de maio de 2024

Mais de 1,2 mil colaboradores da Santa Casa estão impossibilitados de trabalhar em decorrência das enchentes

Campanha busca doações para auxiliar colaboradores a se reestruturarem para voltar a desempenhar as suas funções.
Mais de 1,2 mil colaboradores da Santa Casa estão impossibilitados de trabalhar em decorrência das enchentes

Mais de 1.200 colaboradores da Santa Casa de Porto Alegre estão impossibilitados de exercer suas funções nas rotinas dos hospitais do complexo em virtude das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. São profissionais que garantem o cuidado de excelência da instituição e para que isso não seja comprometido, a ajuda de voluntários tem sido fundamental para manter a plenitude do processo assistencial ao alcance de todos.


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Desde o dia cinco de maio, a Santa Casa vem contando com a solidariedade e a disponibilidade de inúmeros profissionais da própria instituição, especialmente nos dias de folga, para manter as atividades em pleno funcionamento. Com um quadro funcional de cerca de 10 mil profissionais, o atual déficit de colaboradores atinge todas as áreas, em especial as de apoio, como copa, lavanderia e cozinha.


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Diversas iniciativas estão sendo realizadas para auxiliar a instituição a superar esses desafios. Mas além de mobilizar esses voluntários, a Santa Casa também busca apoio da sociedade para ajudar a reerguer a vida desses profissionais.

Atualmente, são pelo menos 500 colaboradores que tiveram suas casas diretamente atingidas pelas enchentes, com a perda total ou parcial dos bens materiais. Uma corrente de solidariedade em prol desses profissionais e seus familiares vem sendo encampada pelo Grupo Voluntárias Pela Vida em parceria com a Associação dos Funcionários da Santa Casa (AFUSC).


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Além de proporcionar segurança e cuidado, a ação busca auxiliar que esses colaboradores consigam se reestruturar rapidamente e voltar a desempenhar suas funções. “Nós precisamos, assim como toda a sociedade vem fazendo, buscar formas de ajudar nossos colaboradores, que eles possam rapidamente recompor suas vidas privadas. Isso porque a gente terá pela frente uma avalanche de serviços de assistência, que já existe hoje, mas que será muito mais incidente nas próximas semanas”, destaca o diretor geral da Santa Casa, Julio Matos.

Com o apoio e divulgação de empresários, políticos, instituições públicas e privadas, as doações são direcionadas para uma conta criada especialmente para a campanha por meio da chave PIX solidariedade@santacasa.org.br

A instituição também organizou um espaço para acolher outros 100 profissionais que ainda não tiveram como retornar para suas casas, além de um sistema de transporte para buscar e levar profissionais onde ainda o sistema coletivo não está em funcionamento.

Além disso, a Santa Casa segue realizando atendimentos essenciais e acolhendo pacientes de outros hospitais que precisaram fechar áreas devido às enchentes, bem como realizando exames de análises clínicas para outros laboratórios da cidade. Um movimento integrado para permitir que a sociedade não fique desassistida durante todo esse período de calamidade.


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Consultas e exames foram retomadas

No dia 14 de maio a Santa Casa informou que as consultas e exames – convênio e particular – foram retomadas. As confirmações serão enviadas via WhatsApp, diretamente para cada paciente ou responsável, com as informações de local e horário.

Os atendimentos – convênio e particular – suspensos no período de 6 a 13 de maio deverão ser reagendados pelo WhatsApp, telefone 3214-8000 ou app Santa Casa POA (somente para pacientes de convênios).

Novos agendamentos eletivos, convênio e particular, também serão retomados nessa mesma data (14 de maio) e podem ser realizados através do site santacasa.org.br.

Agendamento presencial para marcação de consultas e exames – convênio e particular podem ser realizados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos locais abaixo:

– Hospital da Criança Santo Antônio;


– Hospital Santa Clara;


– Hospital Santa Rita.

Clientes do convênio IPE Saúde devem agendar pelo telefone: (51) 3214-8000. O atendimento telefônico será de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Retomada de consultas e exames – SUS

Informamos que as consultas e exames de pacientes SUS serão retomados, a partir desta quarta-feira, 15 de maio, no horário das 8h às 16h, com exceção do Hospital Santa Rita cujo horário se estende até 18h.

 



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