Mundo, Tecnologia e Inovação | 20 de fevereiro de 2018

EUA aprova primeiro relógio inteligente para detectar convulsões

Estudo com 135 pacientes epilépticos comprovou a eficiência do produto
EUA aprova primeiro relógio inteligente para detectar convulsões

O órgão regulador norte-americano US Food and Drug Administration (FDA) aprovou a comercialização do relógio inteligente, também conhecido como smartwatch, Embrace™ (da Empatica Inc) para o acompanhamento de epilepsia e rastreamento de crises convulsivas.

O Embrace™ usa uma plataforma avançada de aprendizado tecnológico – chamado internacionalmente de advanced machine learning – para identificar as crises convulsivas e enviar um alerta por mensagem de texto e por telefone para os responsáveis pelo cuidado do paciente.

O relógio inteligente foi testado em um ensaio clínico com 135 pacientes com epilepsia admitidos em unidades de monitorização da epilepsia para monitoramento contínuo da doença por vídeo-eletroencefalografia enquanto simultaneamente usavam o aparelho, que registra a atividade.

Os pesquisadores obtiveram dados de 6.530 horas ao longo de 272 dias, incluindo 40 crises generalizadas. O algoritmo do Embrace™ detectou 100% das crises convulsivas, o que foi confirmado por especialistas em epilepsia que não faziam parte do estudo. O dispositivo também registra dados sobre o sono, o descanso e a atividade física.

Segundo o Dr. Orrin Devinsky, médico e diretor do Comprehensive Epilepsy Center, em Nova Iorque, mais de 3.000 norte-americanos morrem a cada ano de morte súbita por epilepsia e o Embrace™ oferece a possibilidade de alertar os membros da família e os profissionais de saúde de que está ocorrendo uma crise. “As evidências científicas corroboram fortemente que o atendimento imediato durante ou logo após essas crises convulsivas pode, em muitos casos, salvar vidas”, acrescentou o Dr. Devinsky.

O Embrace™ foi aprovado na Europa em abril de 2017 para o monitoramento das crises convulsivas e para a emissão de alertas. Os US Centers for Disease Control and Prevention estima que cerca de 3,4 milhões de pessoas nos Estados Unidos tenham epilepsia, incluindo 470.000 crianças.

No Brasil, o Embrace™ ainda não foi aprovado pelo órgão regulador brasileiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3 milhões de brasileiros sofrem com essa enfermidade.

Com informações da Liga Brasileira de Epilepsia, Empatica, ANVISA, e Medscape. Edição Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM