Gestão e Qualidade | 12 de novembro de 2012

Especialista alerta para a necessidade de aprimorar os processos nos hospitais

Quinto Neto mostra os riscos que instituições, profissionais e pacientes correm quando há uma falha em processos mal dimensionados
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O Seminário Gestão de Riscos e Segurança do Paciente ministrado na última sexta-feira, 9, em Porto Alegre, reuniu cerca de 20 profissionais da área de gestão e assistencial de hospitais da Capital e do interior que foram acompanhar a palestra do médico Antonio Quinto Neto. O Diretor Executivo da FEHOSUL, Dr. Flávio Borges, na abertura do evento, destacou o papel da Federação que é o de “unir e congregar as instituições de saúde contribuindo para o desenvolvimento dos seus filiados”, enalteceu o diretor.

Antonio Quinto Neto afirmou que eventos como esse organizado pela FEHOSUL são de suma importância, pois os incidentes assistenciais precisam ser estudados para que o seu número seja reduzido. “Via de regra concentramos a responsabilidade do incidente na pessoa que cometeu e, muitas vezes, é o processo que contém a falha que precisa ser apurada”, destacou o médico e especialista no tema.

Uma pesquisa apresentada durante o Seminário, que foi realizada na Noruega, apontou que mais de 50% do incidentes que aconteciam eram por falhas de comunicação, de procedimento ou de políticas institucionais. “Todos nós cometemos falhas, mas nem todas as falhas levam a incidentes”, alertou Quinto Neto.

Para a enfermeira do Hospital São Lucas da PUCRS, Fernanda Boas Jacques, o evento foi muito importante e apresentou conteúdo relevante e atual. “Temos um escritório da qualidade em nosso hospital e estamos sempre em busca de novas técnicas e conhecimentos para poder aplicar no dia a dia do atendimento com os pacientes. Com certeza vou replicar esse conteúdo com os meus colegas em nossas reuniões”, afirmou.

Para a enfermeira do hospital Notre Dame Julia Billiart, que veio de Não-Me-Toque, Rosane Jung, mesmo sendo uma instituição de pequeno porte, é importante estar atento às novidades da área de segurança assistencial para oferecer melhores cuidados aos pacientes que estão cada vez mais preocupados com essa questão. “Precisamos capacitar os profissionais para que eles possam transmitir segurança aos clientes. O Seminário atendeu todas as minhas expectativas e também respondeu a muitas questões práticas. Será muito útil para dividir com o restante da equipe”, emendou.

 

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