Mundo | 31 de março de 2015

Cientistas criam o “super chocolate”

Pesquisadores desenvolveram uma forma de produção mais saudável e saborosa
Cientistas criam o “super chocolate”

Cientistas da Universidade de Gana apresentaram uma grande notícia para aqueles que amam chocolate e também se preocupam com uma alimentação saudável. O “super chocolate”, como vem sendo chamado, é considerado mais saboroso e saudável do que aquele com o qual estamos acostumados.

O trabalho foi apresentado no National Meeting & Exposition of the American Chemical Society. Os pesquisadores explicam que, na fabricação das novas versões do doce, o cacau passa por muitas etapas e, em algumas delas, as substâncias responsáveis pelo sabor são perdidas.

“Esta técnica de precondicionamento ajudou na fase de fermentação, potencializando a capacidade antioxidante dos grãos e o seu sabor”, explicou o coordenador da pesquisa, Emmanuel Ohene Afokwa. Para não perder os polifenóis nutritivos e “saborosos”, os cientistas testaram a armazenagem do cacau por três, sete e dez dias antes do processamento. A armazenagem de uma semana resultou na maior atividade antioxidante após os outros processos convencionais.

A outra mudança no preparo diz respeito ao processo de torra. Os grãos são, geralmente, torrados por 10 a 20 minutos a uma temperatura que varia entre 120ºC e 130ºC. No novo experimento, o tempo foi de 45 minutos e a temperatura, de 116ºC. Os resultados indicam que os chocolates com grãos armazenados por sete dias e torrados durante 45 minutos tiveram mais polifenóis e atividade antioxidante mais elevada em comparação aos doces fabricados com os processos atuais.

VEJA TAMBÉM