Jurídico | 30 de agosto de 2013

Conselho de Defesa Econômica aprova compra da Golden Cross pela Unimed-Rio

Órgão de defesa da concorrência não vê falta de competição com a consolidação do negócio
golden cross

Aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a Unimed-Rio está apta a concluir a compra da carteira de planos de saúde individuais e familiares da Golden Cross nas cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caixas. A operação, firmada em junho, recebeu o aval com a publicação no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 28.

O Cade avaliou a situação do impacto nos municípios e considerou as áreas onde a operação mudará a concentração do mercado dos planos (individuais e familiares), tanto médicos quanto odontológicos. A mudança mais significativa será no Rio de Janeiro, onde a participação de mercado da Unimed passará dos atuais 20% para cerca de 30%. Em Duque de Caxias a estimativa é de que os convênios da operadora sigam na faixa dos 10%.

A Golden Cross continuará operando sua carteira de planos coletivos, empresariais ou por adesão, também médicos e odontológicos. Com a aquisição a Unimed-Rio, que já é líder no mercado, reforça sua posição, mas “não inviabiliza uma rivalidade de mercado”, conclui o parecer do Cade.

O órgão de defesa da concorrência aprovou a negociação por entender que não há falta de competição diante da existência de concorrentes com participações consideradas importantes, como a Amil/Amico (mais de 20%), do Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro (mais de 10%), da Memorial Saúde (mais de 5%) e da Bradesco Saúde (mais de 5%).

VEJA TAMBÉM