Tecnologia e Inovação | 15 de maio de 2020

Biofarmacêutica anuncia ter descoberto anticorpo eficaz contra covid-19

Sorrento Therapeutics pretende disponibilizar o produto entre o final de 2020 e início de 2021
Biofarmacêutica anuncia ter descoberto anticorpo eficaz contra covid-19

A Sorrento Therapeutics, dos EUA, anunciou no dia 15, que seu anticorpo STI-1499 demonstrou 100% de inibição da SARS-CoV-2 (que causa a Covid-19) em um experimento in vitro (feito em tecidos). A Sorrento pretende elaborar um coquetel de anticorpos para agir como um “escudo protetor” contra a infecção por coronavírus. Conforme a empresa, entre os anticorpos estudados que mostraram atividade neutralizante, o anticorpo STI-1499 se destacou por sua capacidade de bloquear completamente a infecção por SARS-CoV-2 em células saudáveis.


“ Queremos enfatizar que existe uma cura [para o covid-19]. Existe uma solução que funciona 100%”, disse o fundador e diretor-presidente da Sorrento Therapeutics, Henry Ji, em entrevista à Fox News. “Se tivermos o anticorpo neutralizador em nossos corpos, não será previsto distanciamento social. Você pode reabrir a sociedade sem medo”, completou.


Em comunicado, a Sorrento diz que atual unidade de fabricação de anticorpos localizada em San Diego, nos EUA, é capaz de produzir até 200 mil doses por mês, podendo aumentar a produção para 1 milhão de doses assim que tiver a aprovação do FDA. A Companhia diz ainda que está buscando  apoio governamental e parceiros da indústria farmacêutica para aumentar ainda mais a capacidade de fabricação, com o objetivo de fornecer dezenas de milhões de doses em um curto período de tempo para atender a grande demanda.


“Estamos realmente impressionados com os dados…Um dos anticorpos [STI-1499] é tão poderoso que, em uma concentração muito baixa, é capaz de prevenir 100%, completamente a infecção ou inibir a infecção. Em nossos estudos, nem mesmo um vírus escapou do anticorpo”, disse Henry Ji.

Em quanto tempo?

“Prevemos ter material suficiente para iniciar um estudo de Fase I em pacientes na UTI dentro de dois meses ”, disse Mark Brunswick, chefe de qualidade e assuntos regulatórios da empresa. O anticorpo é um preventivo e um tratamento, segundo o site BioSpace. O anticorpo impede que o vírus se ligue à célula à qual deseja se conectar, o que significa que não pode entrar na célula e se reproduzir.

sorrento_anticorpo


Se o teste da Fase I começar no início de julho de 2020, eles saberão dentro de uma semana ou duas se o anticorpo está tendo efeito. Se for eficaz e seguro nos pacientes, eles esperariam iniciar um estudo maior de Fase II em agosto ou possivelmente em setembro. “Esperamos poder enviar para aprovação antes do final do ano ou no início do próximo ano”, diz Brunswick.


 

Com informações FOX News e BioSpace. Edição SS.

VEJA TAMBÉM