Mundo | 3 de junho de 2013

ASCO apresenta estudos promissores no tratamento do câncer

Congresso em Chicago reúne especialistas para mostrar os avanços na oncologia
ASCO apresenta estudos promissores no tratamento do câncer

As gigantes farmacêuticas Bristol-Myers Squibb e Merck travam uma saudável batalha para encontrar a melhor abordagem para estimular a PD-1 (proteína presente nas células imunes) no combate ao câncer. No último final de semana, durante o Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO), realizado entre 31 de maio e 4 de junho em Chicago, foram apresentados evoluções sólidas no tratamento com nivolumab, da Bristol, e lambrozilumab, da Merck. Os medicamentos estão entre os mais modernos e eficientes em termos de imunoterapia.

A Merck destacou que está preparando ensaios clínicos de fase final, que trabalham em cima de melanomas e cânceres de pulmão de grau elevado. Por sua vez, a Bristol-Myers Squibb mostrou, na ASCO, seus estudos pioneiros com nivolumab, uma das drogas experimentais com maior eficácia na atualidade.

O benefício da imunoterapia realizada em combos (mais de um medicamento) está, cada vez mais, sendo comprovado. Em estudo com 245 pacientes, foi confirmado que adicionar um estimulante imunológico, chamado GM-CSF (sigla inglesa para estimulador de colônica macrófago-granulócito), ao tratamento com Ipilumimab – substância do Yervoy, droga recentemente aprovada no Brasil – aumenta a efetividade do tratamento.

Durante o evento, o chefe da oncologia da FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador dos EUA), Richard Pazdur, reafirmou o compromisso com o programa de novas drogas, cuja nova classificação ainda não está clara nos programas terapêuticos.

Como pondera o Dr. Stephen Stefani, oncologista do Instituto do Câncer Mãe de Deus e membro da ASCO, os avanços são promissores no sentido de que, após quase uma década sem novidades importantes, alternativas sofisticadas começaram a aparecer.

Outro destaque na ASCO foi apresentado pela AstraZeneca, que tem no selumetinib um trunfo no tratamento de casos raros de melanoma ocular. Comparado à quimioterapia, a droga aumenta a sobrevida de pacientes.

Todos os resultados traçam um novo cenário na oncologia, tendo em vista que a comunidade científica parece ter descoberto como “alertar e estimular” o sistema imunológico a combater a doença.

Hospital de Clínicas de Porto Alegre sedia encontro da ASCO na capital gaúcha

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realiza o encontro internacional The Best of ASCO, que oferece a oncologistas do Brasil e da América Latina a oportunidade de atualização em relação aos melhores trabalhos e resultados de pesquisas sobre novos tratamentos do câncer. Interessados podem se inscrever ou buscar mais informações pelos telefones (51) 3028.3878 e 3028.3879.

 

Dr. Stephen

VEJA TAMBÉM