Gestão e Qualidade | 3 de janeiro de 2023

As estratégias e os planos do Hospital São Lucas da PUCRS para 2023

Saulo Mengarda é o sexto entrevistado da série especial do portal Setor Saúde
As estratégias do Hospital São Lucas da PUCRS para 2023

O Diretor Geral/CEO do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRSSaulo Mengarda, é o sexto entrevistado da série especial do portal Setor Saúde, iniciativa que apresenta a análise de lideranças de hospitais e operadoras sobre temas relacionados à gestão e ao setor da saúde. O executivo apresenta as conquistas de 2022 e detalha as novidades previstas para este ano, como por exemplo, investimentos na área de urologia e em envelhecimento saudável.

Mengarda fala também sobre eficiência, com destaque para a implantação do programa de Supply Chain 4.0, um sistema que automatiza o processo de compras e gerenciamento de estoque da instituição no setor de Compras e Suprimentos. Ele aborda ainda as principais tendências e inovações que ditarão os rumos da saúde e cita gargalos e ineficiências que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2023. No final, Mengarda deixa uma mensagem de otimismo. Confira.

Principais desafios enfrentados e as conquistas mais relevantes

“O ano de 2022 foi particularmente desafiador porque saímos de um cenário de pandemia aguda, quando a grande maioria dos nossos esforços foi voltado ao atendimento de pacientes COVID no ano anterior. 2021 foi um ano de grandes reorganizações e adaptações, e, neste ano, não foi diferente. No entanto, com a população já vacinada e com a baixa de internações, ficamos focados em alavancar os serviços que pudessem atender a uma demanda latente de autocuidado, sentimento que surgiu muito forte no período pandêmico. Por isso, fortalecemos nossos atendimentos em cardiologia, em nossa linha de check-ups executivos e na integração dos serviços com demais empreendimentos do campus da saúde da PUCRS.”

“Ao mesmo tempo, neste ano consolidamos a nossa excelência e qualidade comprovadas por certificações como a Qmentum, que foi a primeira presencial no pós-pandemia e estamos em andamento na mesma acreditação para a nossa linha Cardiológica + Cardio, modelo completo de assistência ao coração, da emergência ao pós-alta. Também estamos fechando o ano com a certificação Green Kitchen para o nosso serviço de Nutrição, que reconhece o trabalho desenvolvido pelas instituições em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade socioambiental. Também fomos, pelo segundo ano consecutivo, agraciados com o prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS, pelas práticas inovadoras e lúdicas de disseminação da Lei Geral de Proteção de Dados na instituição.”

Hospital São Lucas da PUCRS recebe oficialmente a recertificação Qmentum Diamond

“Este foi um ano também de fortalecimento das práticas de ensino em nosso hospital, com a nossa tradição de eventos abertos à população e à comunidade acadêmica, o que nos foi vedado durante a pandemia. Realizamos dezenas de encontros formativos, a maioria deles gratuitos, em temáticas assistenciais relevantes e de impacto nacional e internacional. Também expandimos a nossa atuação social, com eventos como o Cabelaço, que uniu colaboradores do HSL para a doação de mechas para a confecção e perucas a pacientes oncológicas junto com o Salão Hugo Beauty; e o Dia de Autoestima a pacientes oncológicas do SUS, em parceria com o Salão Débora Zago. Essas parcerias mostram como as instituições podem se unir para criar momentos que deixam marcas importantes no coração e na vida das pessoas.”

Principais investimentos previstos para 2023

“2023 será um ano de investimentos importantes para serviços personalizados e que atendem a demandas latentes da sociedade. Um deles será um lançamento que divulgaremos em breve e que com certeza fará uma grande diferença no campo da urologia. Outros serviços serão inaugurados no próximo ano, sempre tendo o paciente como centro da nossa atuação. Acompanhamos aquilo que é tendência, principalmente no campo do envelhecimento saudável. Sabemos que, mais que a manutenção da saúde na terceira idade, a nossa população do Estado quer assumir seus cuidados já na fase 40+, na busca de garantir uma chegada à faixa dos 60 anos com maior qualidade de vida. Nesse movimento, também investiremos em reformas e melhorias constantes, para promover ainda mais acessibilidade e qualidade no atendimento.”

Movimentos que ajudam a evidenciar o foco em eficiência 

“O HSL, assim como outras instituições, cumpre uma função social importante e de grande impacto por ser uma instituição filantrópica. Isso significa que, para além de nossos pacientes particulares e de convênios, temos uma relevante atuação para os nossos pacientes do Sistema Único de Saúde, que são acolhidos com a excelência e o cuidado que merecem.”

“Somente em 2022 – de janeiro a novembro, foram cerca de 110 mil pessoas atendidas em âmbito ambulatorial – incluindo tratamentos, terapias, exames de imagem e consultas, além de 4.240 internações. Essa é uma atuação que se espalha pelo Estado. Isso porque cerca de 50% dos pacientes vêm da Capital e da Grande Porto Alegre, enquanto a outra metade sai cedo de suas cidades para um atendimento no HSL. São gaúchos de municípios como Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Guaporé, Eldorado, Erechim, Frederico Westphalen, Santana no Livramento, Santa Maria, Santo Cristo, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, e tantos outros. De uma ponta à outra do solo gaúcho, há um paciente que tem sua vida transformada por nosso acolhimento e nossa expertise.”

“Por isso, temos tido grande foco na nossa sustentabilidade econômico-financeira, principalmente no atual cenário econômico, com atraso de repasses essenciais que estamos enfrentando. Isso significa uma otimização intensa de recursos, sem deixar, em nenhum momento, de dispor dos insumos necessários a todos os atendimentos.”

“Uma das práticas de maior destaque deste ano é o da implantação do programa de Supply Chain 4.0, um sistema que automatiza o processo de compras e gerenciamento de estoque da instituição no setor de Compras e Suprimentos, em um modelo transformador que gera previsão eficiente, políticas de ressuprimentos e economia, sem a geração de desperdícios. A implantação de sistemas como esse demonstram as lições aprendidas na pandemia sobre gerenciamento sustentável de recursos e proteção de nossos estoques.”


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Eixos estratégicos 

“Acredito que a palavra de ordem para a atualidade é a de cooperação e integração de serviços. As pessoas buscam otimizar seu tempo e sua vida com serviços que reúnam o máximo de suas necessidades em um único lugar, com eficiência, agilidade e excelência. Afinal, todas estas pessoas são conscientes sobre suas próprias necessidades e já não aceitam slogans vazios que não correspondem à qualidade de um serviço. Nesta nova economia, clientes são co-autores de seu próprio atendimento: questionam, são participativos e cada vez mais exigentes – e com razão – quanto àquilo que recebem. Por isso, a jornada e a experiência do paciente são o centro da nossa atuação.”

“Neste sentido, o aspecto norteador do nosso planejamento estratégico para o próximo ano é a integração máxima daquilo que irá facilitar e proporcionar o melhor atendimento ao nossos pacientes, seja por uma consulta, um exame ou mesmo um procedimento mais complexo. Vamos fortalecer ainda mais nossa atuação não só como hospital mas como um player importante do Campus da Saúde da PUCRS. Também iniciamos neste ano e vamos estender no próximo o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, que empodera, desenvolve e qualifica ainda mais nossos colaboradores nesta posição.”

“Em relação às estratégias gerais para o próximo ano, outros pontos de atuação estarão voltados à captação de recursos para incrementos de receita e viabilização de novos projetos, qualificação da receita, manutenção da já instaurada presença no mercado competitivo, prospecção de ainda mais indústrias em nosso Centro de Pesquisa Clínica a partir de todo o seu potencial e know-how e adequação dos processos e melhora performance das equipes, entre outros inúmeros aspectos”, explica.

Tendências e/ou inovações que ditarão os rumos da saúde nos próximos anos  

“Penso que inovação, desburocratização e personalização são os elementos chave dos rumos da saúde para os próximos anos. É também um momento de experimentos e testes ágeis de novos modelos de atendimento, que correspondam à velocidade do mercado. A cada dia, surgem novas tecnologias em um campo aberto e colaborativo da chamada coopetição, que integra cooperação e competição saudável ao mesmo tempo.”

“Há um outro importante aspecto que é a potencialização cada vez maior da nossa tradição em unir ensino, pesquisa e assistência em um só campus. Nossos profissionais também são docentes e pesquisadores na PUCRS, o que nos coloca sempre em atualização e renovação constante de protocolos e condutas dentro da instituição. Isso sem contar o nosso Centro de Pesquisa Clínica, que é protagonista, entre muitos outros estudos, de duas pesquisas extraordinárias para a sociedade: a do imunizante Coronavac, que foi testado junto ao Instituto Butantan; e a da primeira vacina brasileira contra a dengue, que será distribuída em todo o território nacional até 2025.”

Hospital São Lucas da PUCRS busca profissionais da saúde acima dos 60 anos para participar de estudo da vacina Coronavac

“Além disso, a sustentabilidade também é um eixo inovador. Para 2023, queremos ampliar ainda mais as práticas voltadas ao bem-estar da sociedade e do meio ambiente como um todo, com ações que possam alavancar ainda mais este tema na sociedade, seja com processos que eliminem o papel ou através de práticas sustentáveis pontuais em cada setor da instituição”, completa o executivo.

Principais gargalos e ineficiências devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde  

Para Mengarda é preciso focar na atenção primária à saúde mental da população. “Este é um momento de transição governamental pós-eleições. Então, é um ponto de diagnóstico por parte dos governos e das instituições, no sentido de avaliar o cenário atual da saúde e focar naquilo que é essencial, tanto em âmbito estadual como em âmbito federal. Ao meu ver, uma questão essencial é a atenção primária à saúde mental da população. A pandemia afetou a todos nesse sentido, causando ansiedade, depressão e outras doenças que afetam o indivíduo como um todo, psique e fisicamente.”

“Também deve-se focar no represamento crescente das cirurgias eletivas, já que houve um agravamento nessa fila por conta da pandemia; no fortalecimento da confiança da relação entre os prestadores e contratantes, reforçando vínculos entre aqueles que promovem essa aliança de atenção à saúde; e na necessidade de eliminação de desperdícios e ineficiência de processos, o que pode gerar distribuição inadequada ou falha de recursos.”

Mensagem de otimismo 

“Vencemos mais um ano que pode ser considerado tão desafiador quanto os anteriores: mesmo com a baixa nos números da pandemia, enfrentamos um ano de uma guerra que segue em curso na eixo europeu-asiático, passamos por um cenário de intensa instabilidade econômica, também associada às eleições no Brasil; e de uma crise econômica sem precedentes, que afeta a todos.”

“Então, podemos encarar 2023 como um ano de grandes mudanças e de crença em um mundo mais consciente, justo e unido após tanta instabilidade. Temos que pelo menos acreditar nisso, para continuarmos otimistas mesmo frente às dificuldades. E isso vai nos exigir um olhar ainda mais cuidadoso com as nossas pessoas. São elas que enfrentaram e ainda enfrentam dois anos de pandemia e que seguem na linha de frente, mesmo diante de tantos desafios.”

“Foram elas que se colocaram de pé e seguiram com o atendimento assistencial, que acreditaram na ciência, incluindo a nossa participação nos testes da vacina; e que não desistiram dos nossos pacientes, mesmo quando nada poderia ser feito. Tenho muito orgulho de estar a frente de uma instituição onde as pessoas são vistas, ouvidas e sentidas em suas particularidades, cada vez mais. Se nossas pessoas estiverem bem, então todo o HSL estará. Por isso, cuidamos delas. Para que elas possam cuidar de quem nos procura”, finaliza.

saulo-mengarda-perfil

perfil hsl

Série Especial

Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial de entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as matérias serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.

 

 



VEJA TAMBÉM