Gestão e Qualidade | 8 de agosto de 2022

Hospital São Lucas da PUCRS recebe oficialmente a recertificação Qmentum Diamond

Hospital conquista pela segunda vez a acreditação internacional Qmentum, uma das mais rigorosas certificações internacionais e com elevado nível de exigência
Hospital São Lucas da PUCRS recebe oficialmente a recertificação Qmentum Diamond

Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) recebeu nesta sexta-feira, 5, a placa oficial da recertificação internacional Qmentum, que chancela a qualidade, a segurança do paciente e a gestão corporativa sustentável e é considerada uma das mais importantes acreditações da área da saúde. Conforme nota do HSL, a comprovação, que traz muito orgulho ao hospital, foi entregue pelas mãos de Rubens Covello, sócio fundador e CEO do QGA, por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization, em cerimônia que contou com a participação do diretor-gera do HSL, Saulo Mengarda; da diretora assistencial Simone Ventura; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; e de demais lideranças da instituição.

O trabalho permanente de enxergar o paciente no centro das decisões e práticas de excelência em gestão, qualidade e segurança assistencial garantiram pela segunda vez consecutiva ao HSL a acreditação (a primeira foi em 2018), uma das mais rigorosas certificações internacionais e com elevado nível de exigência.

Saulo Mengarda afirma que a certificação chancela a qualidade dos serviços do HSL, ainda que em um dos momentos mais críticos da humanidade: a pandemia de COVID-19. “Mesmo em um cenário de escassez de medicamentos, materiais, recursos humanos e outros tão básicos, como falta de oxigênio, o São Lucas garantiu a qualidade e segurança assistencial e seguiu na melhoria contínua de seus processos para seus pacientes. Em um momento histórico e conturbado, isso nunca foi deixado de lado. Muito pelo contrário, seguimos evoluindo na integralidade dos nossos serviços aos pacientes. Essa acreditação mostra que estamos no caminho certo e que continuamos melhorando a cada dia”.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Integração entre a assistência, o corpo clínico e os colaboradores

Já Simone Ventura destaca que a acreditação avalia criteriosamente a qualidade e a segurança das instituições em relação aos processos de gestão e assistência pautada nas melhores práticas pelo mundo. Isso inclui as práticas organizacionais obrigatórias, que balizam a chancela. “Para nós, tudo isso mostra a integração entre a assistência, o corpo clínico e os colaboradores, com todos pensando, juntos, nas melhores práticas em prol da segurança, da qualidade da assistência e da melhor experiência do paciente”. E complementa: “a busca pela qualidade nunca termina e estaremos continuamente em busca da atualização e dos melhores processos, em movimentos que sempre colocam o paciente no centro de tudo”.

Para Rubens Covello, do QGA, o certificado Qmentum mostra a importância do Hospital São Lucas da PUCRS e o posiciona dentro de um grupo de excelência na área da saúde. “A instituição entrega qualidade na assistência, coloca o paciente no centro de suas decisões e trabalha um sistema de saúde preocupado com a comunidade na qual está inserida.” E ainda acrescenta: “quero dizer que quem ganha a placa hoje, não é apenas o HSL, mas principalmente nossa comunidade. Essa é pra você, paciente!”

Metodologia QMentum

A metodologia QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, sendo aplicada no Brasil pelo QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization. A aliança QGA-HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas. O objetivo é diversificar os métodos de avaliação para entregar mais valor aos pacientes, clientes e ao sistema de saúde.

Os padrões utilizados na metodologia ajudam as organizações a avaliarem a qualidade da prestação de serviços no local de atendimento e a incorporar uma cultura de qualidade, segurança e cuidado centrado no paciente e na família em todos os aspectos. As avaliações são realizadas por equipes de avaliadores experientes e que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente, inovador e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países pelo mundo.



VEJA TAMBÉM