Tecnologia e Inovação | 7 de janeiro de 2015

Anvisa libera primeiro remédio oral para hepatite C

Médicos e pacientes passarão a ter mais uma opção terapêutica para a doença
Anvisa libera primeiro remédio oral para hepatite C

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou o registro do Daklinza (daclatasvir), primeiro medicamento oral para hepatite C a ser usado no Brasil.

A nova droga é mais eficaz em relação às terapias existentes e reduz o tempo de tratamento contra o vírus. A Anvisa ainda está em fase de análise do sofosbuvir e do simeprevir, outros dois princípios ativos que combatem a doença. O índice de cura da doença com o uso desses medicamentos chega a 90%.

Atualmente 15,8 mil pessoas estão em tratamento para a Hepatite C no SUS. Após registro do medicamento, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) avaliará o uso na rede pública, procedimento que pode levar até seis meses.

Segundo o ministro da Saúde, o Daklinza também poderá ser opção para pacientes que tem aids e para os transplantados, grupos com dificuldades para medicamentos injetáveis.

No mundo, 3% da população sofre com a doença e, no Brasil, ela atinge entre 1,4% e 1,7% da população, principalmente pessoas com idade a partir de 45 anos.

VEJA TAMBÉM