Geral, Gestão e Qualidade, Política | 2 de outubro de 2012

ANS suspende a comercialização de novos planos de saúde

Centro Clínico Gaúcho teve comercialização liberada. Porto Alegre Clínicas continua proibida de comercializar quatro planos de saúde e a Social Saúde foi impedida pela primeira vez
ANS suspendeu a comercialização de novos planos de saúde a partir de sexta-feira

Pela segunda vez em 2012, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgou a relação das operadoras de saúde que estão impedidas de comercializar planos de saúde. Desta vez foram 38 operadoras atingidas, totalizando 301 planos que não poderão ser oferecidos e vendidos aos consumidores até a próxima avaliação da agência, que deve ser feita em dezembro.

Entre as operadoras que estão na segunda listagem do ano, 221 planos de 29 operadoras já estavam impedidas de comercializar os planos desde julho deste ano. Com a avaliação feita no final de setembro, 80 novos planos e nove operadoras vêm somar-se a eles. O Centro Clínico Gaúcho, que estava com a comercialização de 10 planos de saúde suspensa desde julho, foi liberado a retornar ao mercado com esses produtos. Já a Porto Alegre Clínicas continuará na lista de suspensão, com quatro planos de saúde. A Social Saúde entrou na lista pela primeira vez e está com quatro planos suspensos.

A suspensão dos 301 planos se deu com base na avaliação feita no período entre 19 de junho e 18 de setembro pela agência. Estas operadoras encaixaram-se nos critérios estabelecidos pela ANS para a suspensão dos produtos, já que foram reincidentes ao não cumprirem a resolução que determina prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias.

As operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos definidos pela ANS podem ser multadas com valores entre R$ 80 mil a R$ 100 mil. No terceiro trimestre do ano foram feitas 10.144 reclamações pelos beneficiários referentes ao não cumprimento dos prazos.

 

 

 

VEJA TAMBÉM