Mundo | 21 de fevereiro de 2015

Alzheimer nem sempre começa com problemas de memória

Estudo mostra que início da doença tem ligação com depressão e alterações comportamentais
Alzheimer nem sempre começa com problemas de memória

Um estudo da Universidade de Washington (EUA) comprovou que a perda de memória nem sempre é o primeiro sintoma do Alzheimer. Depressão e outras alterações de comportamento são sinais que podem aparecer antes e indicar o surgimento da doença.

“Estudos anteriores mostraram que aproximadamente 90% das pessoas com Alzheimer tiveram sintomas comportamentais e psicológicos, como depressão, ansiedade e agitação. Agora o nosso estudo mostra que estas mudanças ocorrem antes mesmo que o paciente seja diagnosticado”, salientou Catherine Roe, pesquisadora autora do estudo publicado em janeiro no periódico científico Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

Os pesquisadores acompanharam, durante sete anos, 2.416 pessoas com 50 anos ou mais e que não apresentavam problemas cognitivos. Do total, 1.198 pessoas (49,5%) permaneceram cognitivamente normais e 1.218 (50,5%) desenvolveram demência.

Ao comparar os dados dos dois grupos, os pacientes que desenvolveram demência durante o estudo também passaram a apresentar sintomas comportamentais, como apatia, alterações de apetite, irritabilidade e depressão mais cedo do que aqueles que não desenvolveram demência. Os resultados mostraram que 30% das pessoas com demência tiveram depressão quatro anos após o início do estudo, comparado com 15% daqueles que não tiveram demência. Os pacientes que desenvolveram demência tiveram o dobro de probabilidade de desenvolver depressão mais cedo do que aqueles sem demência.

Os cientistas afirmam que o estudo traz provas conflitantes sobre depressão e demência. “Ainda não sabemos se a depressão é uma resposta ao processo psicológico da doença de Alzheimer ou um resultado das mesmas alterações no cérebro”, disse a Dra. Roe.

No Brasil, estima-se 1,2 milhão de pessoas tenham Alzheimer, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

VEJA TAMBÉM