Fruki Bebidas e Instituto Camaleão entregam ecografias mamárias à população
No total, 452 exames serão destinados para redução da fila de espera do SUS em Porto AlegreA parceria realizada entre a água mineral Água da Pedra, da Fruki Bebidas, a influenciadora Claudia Bartelle e o Instituto Camaleão, no Outubro Rosa de 2022 – em recente campanha de prevenção ao câncer de mama -, resultou numa conquista importante: a compra de 452 ecografias mamárias em clínicas particulares parceiras, que vão ajudar a reduzir a fila de espera pelo exame na rede pública de saúde de Porto Alegre. Ao todo, foram arrecadados aproximadamente R$ 46 mil, frutos de doações de pessoas físicas, vendas de resíduos recicláveis e aporte da empresa de bebidas.
Durante a campanha realizada pelas marcas envolvidas, dez coletores de resíduos (garrafas PET e tampinhas) ficaram expostos em locais estratégicos da capital, como o Instituto Caldeira e a Orla do Guaíba. Todo o resíduo recolhido foi vendido por meio da Trashin. Após essa etapa, foram mapeadas clínicas e providenciada as compras das ecografias, que começaram a ser realizadas em março, Mês da Mulher.
PUBLICIDADE
Citoson, Crol, MD Center, Radimagem e SIDI
“A Água da Pedra tem muito orgulho em participar ativamente da conscientização das mulheres em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama. São muitos anos de campanha pelo Outubro Rosa, disseminando informações e fortalecendo a autoestima das mulheres que enfrentam a doença. Nesta última edição, conseguimos contribuir efetivamente com a saúde pública, unindo ações voltadas a sustentabilidade, o que faz parte do propósito da empresa” salienta Aline Eggers, diretora-presidente da Fruki Bebidas.
Cinco clínicas são parceiras do projeto e ofereceram valores promocionais para colaborar com a ação: Citoson, Crol, MD Center, Radimagem e SIDI. Além dos exames, as pacientes – selecionadas pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre, conforme o grau de urgência dos casos – receberão, também, acompanhamento médico com acolhimento e cuidado.
PUBLICIDADE
União entre empresas privadas, terceiro setor, sociedade e governo
“A oportunidade de disponibilizar os exames mostra que iniciativas em conjunto são importantes, não apenas em momentos pontuais, mas sempre que possível para que a população se conscientize de que é necessário se cuidar e cuidar do próximo. Com este resultado, mostramos que a união entre empresas privadas, terceiro setor, sociedade e governo fazem a diferença na agilidade de necessidades da população”, declara Flávia Maoli, presidente do Instituto Camaleão.
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras. Além dos efeitos clínicos, afeta também aspectos psicológicos, pois pode interferir na percepção da imagem pessoal, autoestima e sexualidade. A descoberta em fase inicial, por meio de consultas médicas periódicas e autoexame, representa 95% de chance de cura. Além disso, 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como exercícios físicos, alimentação equilibrada e hidratação adequada.