Antibiótico Zithromax é potencialmente perigoso segundo FDA
Alerta para riscos cardíacos do medicamento
A Food and Drug Administration (FDA), agência note-americana que regula medicamentos, publicou um aviso na última segunda-feira, 11, para alertar sobre os riscos do antibiótico azitromicina, comercializado com o nome Zithromax. A utilização pode causar no usuário arritmia cardíaca que pode levar ao óbito.
A nota vai ao encontro do estudo, divulgado em maio de 2012 pelo New England Journal of Medicine, que compara a potencialidade de morte cardiovascular causada por diferentes medicamentos antibacterianos.O medicamento, da Pfizer (bem como suas versões genéricas), teve a maior taxa entre os pesquisados.
A FDA alerta para a alteração no intervalo QT – medida de tempo entre o começo da onda Q e o final da onda T no eletrocardiograma. A irregularidade nas contrações cardíacas é potencialmente perigosa em pacientes com baixos níveis de potássio e/ou magnésio, ritmo cardíaco mais lento do que a normal, usuários de medicamentos para perturbações cardíaca, ou arritmias.
No Brasil, além do Zithromax há as versões genéricas (Azivista e Onazit). Esses remédios tratam vários tipos de infecções, como respiratórias, de pele, de ouvido, e também doenças sexualmente transmissíveis.