Gestão e Qualidade | 1 de dezembro de 2015

5 dicas para os radiologistas criarem valor através da comunicação

Atividade deve ser exercida de uma maneira mais humanizada e menos robótica
5 dicas para os radiologistas criarem valor através da comunicação

Um recente relatório escrito para a revista Academic Radiology, abordou a importância da radiologia para a área da saúde e como a comunidade de radiologia pode demonstrar valor para pacientes, provedores, sistemas de saúde e sociedade em geral.

O médico radiologista Phuong-Anh Duong T., da Emory University em Atlanta (EUA), juntamente com seus colegas, sugeriu formas para demonstrar valor através da melhoria da comunicação com os pacientes e com os médicos.

Baseado nestas dicas, os hospitais e clínicas que oferecem serviços radiológicos podem desenvolver estratégias que facilitem e proporcionem uma valorização do serviço como um todo.

1.  Comunicar os resultados de imagem diretamente para os pacientes

Convencer os pacientes sobre as inovações da radiologia está mais do que na hora, é o que alega os estudiosos que escreveram o relatório.

“Para muitos pacientes, a radiologia é identificada apenas pelo equipamento utilizado ou pelo tecnólogo que administra o exame em vez de ser identificada pela interpretação e diagnóstico do radiologista,” escreveram os autores. “Muitos pacientes acreditam erroneamente que o médico que encomenda o exame é também o médico que irá interpretar o resultado. Por causa do contato limitado que os radiologistas têm com os pacientes eles, muitas vezes, passam desapercebidos.”

Ao comunicar os resultados de imagem diretamente aos pacientes, radiologistas passam a se tornar uma pessoa real; real para o paciente. Na área de imagem de mama, é mais comum a comunicação entre o radiologista e o paciente, porém essa prática precisa ser  expandida para outras áreas.

Na visão do radiologista, essa interação face-a-face pode melhorar a qualidade do relatório de imagem, sendo um passo importante para toda a profissão.

“É essencial para o futuro da especialidade clínica que, para alcançar o reconhecimento público, o papel de radiologista seja exercido de uma maneira mais humanizada e menos robótica.”, escreveram os autores.

2. Usar uma comunicação mais simples e amigável

Se os pacientes podem compreender o que está sendo dito, eles vão perceber o papel do radiologista como sendo mais útil e proporcionado com mais qualidade. Melhorar a qualidade de percepção do paciente aumenta, também, o valor do serviço.

Duong, afirma que o uso de linguagem simples e fácil de entender pode fazer uma grande diferença. Isto serve para relatórios de radiologia, resultados de pacientes e até mesmo materiais educacionais localizados online, no site e redes sociais das empresas.

3. Integração com o médico

Radiologistas devem sempre manter o médico que os indicou em mente ao fazer os relatórios de radiologia.

“Ambiguidade e/ou outra comunicação deficiente pode resultar em má gestão de atendimento ao paciente e até erro médico”, escreveram os autores. “Portanto, é crucial entender a preferência dos médicos solicitantes, que são os principais consumidores de relatórios de radiologia, em relação à formatação e conteúdo dos relatórios.”

Médicos preferem relatórios estruturados e discriminadas mais do que relatórios em texto livre, escreveram os autores. Gráficos, tabelas e hiperlinks para imagens-chave são apenas algumas das maneiras em que os relatórios de radiologia podem ser aprimorados sendo assim, mais útil e preciso.

4. Localização

Os autores explicaram que, consultórios de radiologia perto de certos especialistas ou perto de departamentos de emergência pode ter um grande impacto sob a interação face-a-face entre radiologistas e médicos.

Da mesma forma, os autores escreveram que, clínicas de radiologia estando mais perto de quartos de pacientes pode aumentar a comunicação entre radiologistas e pacientes.

5. Aumentar a visibilidade

“Participação em conferências multidisciplinares pode aumentar a visibilidade dos radiologistas, sua interação com colegas, e ao mesmo tempo melhorar a assistência ao paciente através de uma melhor comunicação”, escreveram os autores.

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