Gestão e Qualidade | 24 de abril de 2015

3 dicas para um trabalho colaborativo entre as áreas médica e financeira

Como reduzir custos e criar novos elos de trabalho
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A vice-presidente do Institute for Healthcare Improvement (IHI), Kathy Luther, publicou um artigo para sugerir as melhores formas para fundir o trabalho entre médicos e analistas financeiros.

“As soluções mais poderosas surgem quando clínicos, médicos e analistas financeiros trabalham em estreita colaboração, alinhados em seu foco em melhorar a assistência e reduzindo os custos”, define Kathy Luther. A especialista compartilha dicas para construir fortes elos de trabalho nas equipes.

Em um de seus trabalhos de destaque (chamado Qualidade, Custo e Valor), Kathy Luther e a IHI trabalharam com 32 organizações, durante um ano, focando em reduzir o custo, mantendo ou melhorando a qualidade dos procedimentos de cirurgia de quadril ou joelho. Equipes de analistas financeiros e médicos trabalharam lado a lado para determinar o custo de cada etapa do processo, identificando técnicas de redução de custos. Foram testadas mudanças de alto valor, em etapas como o pré-operatório e na padronização de implante, internação, entre outros. Quase todas as equipes conseguiram uma redução no custo total, mantendo ou melhorando a qualidade do serviço.

Embora as economias de custo tenham sido impressionantes, a verdadeira aprendizagem foi a descoberta de novas formas de trabalho em conjunto. Para muitas equipes, o projeto mudou para sempre a maneira como profissionais de saúde e financeiros se relacionam entre si. Esta mudança não é fácil, mas vale a pena o esforço.

Dicas para a construção de fortes relações de trabalho entre as equipes:

1 – Solicite aos médicos e aos analistas financeiros para criarem mapas de processo em suas perspectivas. 

Compare e analise as diferenças, que podem mostrar as distâncias entre idéias, visões, estilos e opiniões distintas em relação a trabalho. É importante ter esse entendimento antes de iniciar um trabalho integrado. 

2 – Faça perguntas contra-intuitivas, como estas:

Como poderíamos fazer para que esse procedimento custe mais?

Como poderíamos realmente piorar a nossa qualidade?

Como poderíamos diminuir a nossa avaliação de acreditação?

Ao olhar para o custo e a qualidade a partir de uma perspectiva prejudicial, é possível desbloquear o conhecimento e a influência de algumas partes da equipe multidisciplinar.

3. Defina um objetivo em conjunto, do qual a equipe esteja de acordo. 

Este é um passo essencial para garantir a colaboração e o empenho de todos.

Estes passos simples podem ajudar a percorrer um longo caminho para manter membros da equipe longe de suas zonas de conforto, mais unidos para aumentar o poder da colaboração e buscando novos níveis de desempenho.

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