Geral | 4 de outubro de 2013

Para entender o Alzheimer

Veja aqui vídeo que ajuda a compreender a doença
aboutalz

Para ajudar as famílias que convivem com pacientes com Alzheimer, o site www.aboutalz.org criou uma série com cinco pequenos vídeos explicativos (veja um dos vídeos, traduzido para português). O trabalho é uma animação que explica o que é a doença e como deve ser tratada. Atualmente a doença não tem cura, mas com informações, é possível melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com esse mal.

O Alzheimer atinge uma em cada 10 pessoas com mais de 65 anos. Em resumo, trata-se de proteínas anormais (placas e redes) que se acumulam no cérebro e matam células sadias. A doença tem início no hipocampo, onde as memórias são formadas. Devido a essa deterioração lenta e gradual, o paciente tem cada vez mais dificuldade de armazenar lembranças recentes.

Com o passar do tempo, essas proteínas se espalham pelo cérebro, matam outras células e comprometem as funções por onde passam. A segunda etapa afeta a área onde a linguagem e a capacidade se expressar é processada. Em seguida, é a região dos pensamentos lógicos que é atingida, dificultando qualquer tipo de planejamento ou a busca por soluções de problemas relativamente simples.

A parte do cérebro responsável pelas emoções é o próximo alvo do Alzheimer. A pessoa perde o poder de controlar sentimentos e o humor. Depois, o cérebro começa a ter problemas para dar sentido ao que vê, sente o cheiro e ouve. O paciente perde os sentidos e pode passar a ter alucinações.

Na fase final, se apagam as memórias mais antigas e importantes (como o nascimento de um filho), seguido do comprometimento do equilíbrio e da coordenação. A última etapa da enfermidade afeta o controle da respiração e do coração. Todo esse processo leva cerca de 8 a 10 anos.

TÓPICOS , ,

VEJA TAMBÉM