Gestão e Qualidade | 14 de março de 2023

Viveo anuncia rebranding e unificação da Mafra

Com exclusividade ao portal Setor Saúde, Vilson Schvartzman antecipa detalhes do anúncio e aprofunda como a empresa vem incrementando o seu protagonismo ao incorporar serviços diferenciados que agregam valor à distribuição
Viveo anuncia rebranding e unificação da Mafra

A Mafra Hospitalar – que faz parte do ecossistema Viveo – anunciará em coletiva de imprensa a ser realizada nesta terça-feira (14) às 11h, em São Paulo, um reposicionamento e rebranding, passando a se chamar Mafra. Antes da atividade, o portal Setor Saúde conversou com exclusividade com Vilson Schvartzman, Vice-Presidente Comercial de Distribuição e Operações Logísticas da Viveo. O executivo antecipou detalhes do anúncio e aprofundou como a empresa vem incrementando o seu protagonismo ao incorporar serviços diferenciados que agregam valor à distribuição.

Conforme o Schvartzman além de reunir as operações de seis empresas: Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa; a marca foca na aproximação com o mercado para continuar crescendo no canal hospitalar, segmento que movimenta mais de R$ 70 bi por ano no Brasil, segundo dados do IQVA. Entre os objetivos está a simplificação do conceito de distribuição, facilitando a identificação da companhia pelos fornecedores e clientes.


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“A Mafra é o braço da distribuição hospitalar do grupo Viveo. É por meio da aquisição da Mafra que a Viveo inicia a construção do seu ecossistema, com atuação em diferentes elos ou segmentos do setor da saúde. Após esta primeira aquisição, foram adquiridas mais cinco distribuidoras, com um investimento total de R$ 1,5 bilhão nos últimos três anos. Estas distribuidoras agregam à Mafra um portfólio bastante completo. Entendemos que hoje a estrutura já possui maturidade suficiente para utilizar uma marca única. A nova marca facilitará a identificação para os nossos fornecedores e clientes. Estas seis empresas passam a partir de agora a utilizar uma mesma identidade: Mafra. ”

Com a integração, a Mafra também utilizará um CRM (Customer Relationship Management) único. Além disso, a companhia está fazendo a adequação em todos os centros de distribuição e implantando um único sistema de gerenciamento, o Warehouse Management System (WMS), que contribuirá para que os processos se tornem mais ágeis. A empresa ganha ainda em aspectos como o aprimoramento da governança e gestão, sinergia de processos e estruturas e eficiência operacional. Com a união, a experiência do cliente será facilitada, detalha Schvartzman.

mafra-viveo-distribuicao

“A simplificação da identidade é a primeira facilidade, contribuindo para uma fácil identificação e interação com o cliente. Mas de maneira mais pragmática, podemos dizer que, operacionalmente, teremos grandes ganhos. A unificação de nossos CDs [Centros de Distribuição], como a inaugurada recentemente em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, é um exemplo disto. A estrutura é a primeira deste tipo. É um CD Mafra que vai unificar a operação de quatro CDs que tínhamos no Estado. Ou seja, os nossos clientes passam a ter acesso a um portfólio completo saindo de uma mesma origem, o que gera ganhos em nível de serviços SLA de forma imediata e com reflexos positivos [SLA ou Service Level Agreements é um contrato que é feito com o cliente e que estipula serviços e produtos logísticos englobados na relação, assim como alinhamento de indicadores como frequência, quantidade, entre outros, etc]”, explica.

“Outra vantagem importante, que se refletirá na agilidade, foi possível graças aos investimentos que fizemos em tecnologias, com a unificação do CRM, através do [software] Sales Force; e a unificação do WMS, por meio do Alcis. Com a implantação do Sales Force em todas as nossas origens de vendas e do Alcis em todos os nossos CDs, conseguimos trazer uma eficiência operacional bastante importante para este mercado que exige hoje tanta velocidade. ”

Vilson Schvartzman-viveo

Canais de Negócios

A junção colocará a companhia em um lugar de destaque, com quatro canais de Negócios: medicamentos, materiais, nutrição e público, com atuação nacional. 

“A Mafra terá um portfólio diferenciado de produtos e serviços, uma estrutura robusta com centros de distribuição bem localizados e uma frota eficiente, que atende todas as capitais em 24h e outras localidades em até 48h, cumprindo seu papel de acelerar a saúde no Brasil. Além de ser mais consultiva em toda a experiência, da venda ao pós-venda, com serviços diferenciados que agregam valor à distribuição. Seremos uma companhia one stop shop da distribuição, uma vez que passaremos a ser a única empresa a atender todos os segmentos de saúde: Oncologia, Especialidades, Materiais descartáveis e Produtos técnicos. Com a integração das empresas pretendemos ampliar nosso market share”, reforça Schvartzman.

“Em medicamentos possuímos uma série de produtos hospitalares de baixa complexidade como anestésicos, por exemplo, mas também de alta complexidade, como os produtos oncológicos. Hoje somos líder do mercado de oncologia no Brasil. Em materiais, temos produtos fabricados, como é o caso da Cremer, assim como materiais não fabricados e produtos mais técnicos. Em nutrição, que é a nossa nova divisão, atuamos com nutrição enteral. Também ofertamos soluções como devices, focado principalmente no canal hospitalar. E na divisão público atendemos todo este portfólio para o canal do mercado público. A gente consegue atender quase que a totalidade da demanda que um hospital precisa para trabalhar. ”

Serviços que agregam valor à distribuição 

“Com mencionei, podemos dizer que o grupo Viveo começou a partir da compra da Mafra. Este canal equivale hoje a 70% do faturamento do Grupo todo. É importante ressaltar que as nossas divisões de serviços estão sempre ‘flutuando’ em volta da distribuição. Estamos vendo nos últimos anos um crescimento do mercado hospitalar muito expressivo, mas ao mesmo tempo vemos um mercado que gasta mais. O acesso às novas drogas pelos pacientes foi muito expandido. É um mercado onde as fontes pagadoras estão gastando muito mais, o que gera uma exigência fundamental: é condição Sine Qua Non que haja a busca pela eficiência operacional neste mercado. Não há mais ‘sobra’. Nós precisamos ter custo zero neste mercado trabalhando a favor de um resultado que seja a eficiência da cadeia como um todo. Por isso, entendemos que não é possível hoje ser apenas distribuidor. Atuamos com a Mafra Distribuidora, que é a principal fonte de receita da empresa, mas atuamos com serviços que estão em volta deste negócio para agregar valor à cadeia. Podemos falar de vários exemplos, como gestão de estoque remoto, da solução de estoque zero para os hospitais, como apresentamos em Porto Alegre nos últimos dias, e igualmente com o serviço de logística extra e intra hospitalar. Por isso estes investimentos são tão necessários, pois sempre serão utilizados para contribuir com a cadeia que a distribuição hospitalar atende. ”

O Vice-Presidente Comercial de Distribuição e Operações Logísticas da Viveo reforça que uma das diretrizes estratégicas da empresa é entregar soluções que ajudem os clientes a diminuírem os desperdícios, com serviços direcionados não apenas para atender hospitais e clínicas, mas também com foco nas necessidades das operadoras.


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“Hoje tem muito hospital com espaço nobre sendo utilizado para estoque de produtos de baixo valor. Por exemplo, há hospitais com mais de 1.000 m2 de área nobre sendo utilizados para estoque, o que já é um desperdício considerável. Mas além da solução para o estoque dos hospitais, também podemos contribuir em relação ao desperdício diretamente nas fontes pagadoras. Hoje o conceito de farmacoeconomia do desperdício é algo que a gente pensa o dia inteiro na Viveo. A partir do momento em que a operadora passou a ser encarregada de atender os pacientes com os medicamentos orais de alto custo, a questão da busca pela diminuição do desperdício se acentuou ainda mais”, entende Schvartzman.

“Nós temos um projeto hoje com mais de seis mil vidas, atendendo as operadoras e fazendo a gestão operacional e logística do envio destes medicamentos. Oferecemos ainda o serviço de suporte ao paciente agregado a esta solução, fazendo a gestão destes pacientes, em relação à verificação da utilização do medicamento, da interação medicamentosa, do efeito colateral, da mudança de prescrição, entre outros fatores. Conseguimos identificar pacientes que mudaram de prescrição, por exemplo, e a operadora continuava enviando o produto. Ou que o paciente veio a óbito, mas a sua família ainda recebia o medicamento. Este conceito de farmacoeconomia do desperdício está muito alinhado aos Programas de Suporte aos Pacientes (PSPs) e à Mafra distribuição. Conseguimos fazer esta gestão de ponta a ponta, desde a autorização da operadora de saúde para o envio do medicamento até o acompanhamento do tratamento deste paciente. O ganho é imediato. É impressionante como os números demonstram rapidamente uma eliminação deste desperdício. As fontes pagadoras já entenderam que este é o melhor caminho”, adiciona.

Faturamento do canal hospitalar em 2022 e projeção para 2023

De acordo com o executivo, o canal hospitalar apresenta perspectivas de crescimento importantes para 2023. “Estamos falando de um mercado de R$ 70 bilhões, ou seja, um mercado endereçável bastante interessante e que nos deixa muito animados com os últimos investimentos, inclusive orgânico. Alcançamos a cifra de R$ 7,8 bilhões em faturamento no último ano e temos a perspectiva de crescimento de dois dígitos neste ano”, finaliza Schvartzman.

Mafra e Viveo

A Mafra é one stop shop da distribuição, sendo a única distribuidora que atende a todos os segmentos da área da saúde: Oncologia, Especialidades, materiais descartáveis e produtos técnicos. A companhia se diferencia dos concorrentes pela sua forte expertise em Medicamentos, Materiais e Nutrição, atuando no mercado público e no privado, tendo o ecossistema Viveo como suporte para auxiliar na qualidade da entrega. 

Controlada pela DNA Capital, a Viveo tem o propósito de cuidar de cada vida e a missão de simplificar o setor da saúde e democratizar o acesso por meio do suporte e manutenção em cada elo desta cadeia. Considerada referência na distribuição de medicamentos, materiais e produtos médicos e líder nacional do segmento, a Viveo possui um portfólio completo e mantém operações em todas as regiões do Brasil. Com frota própria e mais de 6.500 funcionários, a empresa possui atualmente mais de 20 Centros de Distribuição. É composta pelas empresas: Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Pointmed, Tecno4, MedCare, BEMK, Tecnocold Vacinas, Prevena, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Cirúrgica Mafra, Boxifarma, Far.me, Azimute Med, Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion e dona das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean.

 

 



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