Mundo | 30 de abril de 2014

Vacina contra a dengue apresenta resultados animadores

Produto da Sanofi reduziu a incidência da doença em 56%
Vacina contra dengue está liberada no Brasil

A farmacêutica francesa Sanofi obteve sucesso no primeiro ensaio clínico em estágio final para sua vacina experimental contra a dengue. A notícia pode significar um caminho para a introdução do primeiro medicamento para prevenir uma doença que atinge cerca de 100 milhões de pessoas anualmente.

O estudo  envolveu 10.275 crianças de 2 a 14 anos da Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã. Dois terços receberam três injeções ao longo de um ano. O outro terço recebeu três injeções de placebo. A vacina reduziu a incidência de dengue em 56%, redução que alcançou a expectativa dos pesquisadores.

“Esta conquista é o resultado de mais de 20 anos de trabalho na área da dengue, envolvendo investigadores, voluntários, autoridades, cientistas e organizações internacionais”, comemorou Olivier Charmeil, presidente-executivo da Sanofi Pasteur, em comunicado à imprensa. Os resultados de um segundo estudo, envolvendo mais de 20 mil pessoas na América Latina, são esperados para o terceiro trimestre do ano corrente.

A farmacêutica acredita que, no futuro, seja possível oferecer medicamento para prevenir totalmente a dengue. A vacina é um dos produtos mais importantes da Sanofi, e pode ser o trunfo para compensar a perda de patentes e do início da concorrência dos genéricos, para muitos de seus produtos. O trabalho é considerado um dos mais avançados do mundo em relação à doença, uma vez que não há tratamento específico aprovado.

VEJA TAMBÉM