Tecnologia e Inovação | 1 de abril de 2015

Tecnologia gera hologramas de órgãos humanos a partir de exames de imagem

As imagens são criadas a partir de exames de tomografia e ressonância magnética
True 3d

A agência reguladora dos EUA, a FDA, autorizou no final de março o uso de uma nova tecnologia, que cria hologramas de órgãos humanos, facilitando a análise médica em três dimensões. A True 3D Viewer, desenvolvido pela empresa EchoPixel, cria imagens a partir de exames de tomografia e ressonância magnética.

A True 3D obtém os dados e os processa, para que ele possa ser interagido em uma plataforma 3D aberta, que gera os hologramas. A tecnologia permite compreender, manipular e interagir com volumes holográficos que parecem flutuar no espaço, através do uso de uma caneta especial.

Através de comunicado, Sergio Aguirre, fundador da EchoPixel, destaca que a ferramenta “dá aos médicos uma representação totalmente precisa da anatomia do paciente. Os resultados foram obtidos a partir de estudos com dados reais de pacientes, confirmando a necessidade para esse tipo de imagem em medicina”. A empresa ressalta que o True 3D Viewer foi aprovado como uma ferramenta para diagnóstico e planejamento cirúrgico.

O uso dessa realidade virtual tem dado bons resultados em diferentes tipos de exames. Um ensaio na Universidade de Stanford usou a tecnologia em ensaios clínicos de planejamento cirúrgico para crianças com atresia pulmonar. Na Universidade da Califórnia, foi testada em ensaios clínicos de colonoscopia virtual.

 

VEJA TAMBÉM