Gestão e Qualidade | 29 de agosto de 2014

Tacchini completa 90 anos, homenageando colaboradores e personalidades

Fehosul e seu presidente Cláudio Allgayer receberam Medalha Comemorativa
Hospital Tacchini

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, completa no próximo dia 20 de setembro, nove décadas de história na saúde da Serra gaúcha. Dando início às celebrações, a instituição realizou, no dia 27 de agosto, a entrega da medalhaTacchini – 90 Anos para colaboradores, pessoas e personalidades que fizeram parte de sua  história de sucessos.

Foram homenageados funcionários, médicos, empresários e pessoas da comunidade que, direta ou indiretamente, foram considerados  importantes apoiadores na trajetória da Instituição. Homenagem especial foi prestada ao superintendente-geral do Tacchini, administrador Armando Piletti, que no próximo ano completa 50 anos de admissão no hospital, por seu incansável empenho e dedicação. A medalha que recebeu foi entregue pelo presidente do Conselho de Administração, empresário Antonio Stringhini, que também fez questão de entregar medalha a outro homenageado, o presidente da FEHOSUL, médico Cláudio Allgayer. O presidente da FEHOSUL, honrado com a homenagem, destacou que acompanha a vida institucional do hospital há cerca de 30 anos, “sendo testemunha do inexcedível labor desenvolvido por seus dirigentes e colaboradores, oferecendo cuidados assistenciais de qualidade, não só a Bento Gonçalves, mas a uma região de referência constituída por 22 municípios”, declarou Allgayer.

foto2

As comemorações seguirão em setembro. No dia 9, a instituição será homenageada pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, com entrega de portaria de louvor e agradecimento pelos serviços prestados à comunidade. Uma semana depois (16 de setembro), ocorre a entrega do Troféu Tacchini – 90 anos, que será oferecido a entidades, instituições e órgãos públicos que também contribuíram com a história do Tacchini.

Tacchini – Sistema Integrado de Saúde

Fundado em 1924, pelo médico Bartholomeu Tacchini,  o hospital é reconhecido como um dos mais bem administrados e equipados do Brasil. Ao longo dessa trajetória, o estabelecimento teve diversas ampliações e, hoje, com novos prédios para serviços e leitos, a área construída chega a 24.190 m². Trata-se do segundo maior hospital do interior do Estado, com 316 leitos e três UTIs (Adulta, Pediátrica e Neonatal). Mais de 1,5 mil funcionários e 230 médicos, de diversas especialidades, atendem diretamente no hospital. Desde 2004, conta com a certificação “Acreditação Hospitalar ” concedida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), principal certificadora brasileira na área da saúde, que reconhece o hospital Tacchini entre os poucos no país, no nível de ” Excelência ” na entrega de serviços de reconhecida qualidade com alta segurança para os pacientes.

As especialidades oferecidas pelo Hospital Tacchini contemplam diversas áreas, entre elas o Centro de Alta Complexidade em Oncologia e as unidades de Medicina Nuclear e Ressonância Magnética, Litotripsia, e Hemodinâmica. O pronto-socorro presta cerca de 7,1 mil atendimentos por mês. Desde 2004, o Hospital Tacchini administra também o Hospital Beneficente São Roque, localizado em Carlos Barbosa. A instituição conta ainda com uma rede própria de cinco farmácias em Bento Gonçalves (3 unidades), Veranópolis e Guaporé, além do Plano de Saúde Tacchimed, com mais de 57 mil vidas inscritas.

Em 2013, a instituição realizou 12.055 exames de imagem (raio-X, ecografia, mamografia, tomografia, ressonância magnética e densitometria óssea); 66.834 exames laboratoriais; 1.309 sessões de Quimioterapia e 1.882 sessões de Radioterapia.

Homenageados com a Medalha Tacchini – 90 Anos

Entre os homenageados com a Medalha Tacchini foram distinguidos a mais antiga colaboradora da instituição, em exercício, Wilma Biazus, admitida em 1963, ex-presidentes do Conselho de Administração e ex-diretores do Corpo Clínico do hospital, entre outros.

VEJA TAMBÉM

Hospital de campanha junto ao Hospital Dom João Becker completa um mês de funcionamento em Gravataí

O hospital de campanha montado junto ao Hospital Dom João Becker  completa seu primeiro mês de funcionamento na sexta-feira (10). O local de aproximadamente 400 metros quatros é referência para todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios no município de Gravataí, na Grande Porto Alegre. Segundo a instituição hospitalar, mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas e cerca de 80 foram internadas. A estrutura temporária conta com central de triagem, quatro consultórios, sala de medicação,

Jorge Bajerski fala sobre ensinamentos e o papel do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na pandemia

O  Hospital de Cínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma das instituições de referência para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Para abordar como a instituição está agindo para enfrentar o coronavírus, a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) promoveu a Live O Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Covid-19, com

Santa Casa de Porto Alegre lança primeira ferramenta do mundo que detecta prescrições fora do padrão

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro de Inovação, em parceria com a NoHarm.ai, desenvolveu dois algoritmos de automação para triagem farmacêutica. As duas inteligências trabalham em conjunto. Enquanto a primeira prioriza as prescrições mais críticas, a segundo indica potenciais erros da prescrição, levando em consideração os resultados dos exames do paciente, o