Tacchimed torna utilização de serviços mais ágil para beneficiários e prestadores de serviços
Desburocratização dos processos é uma das principais vantagens do novo sistema adotadoO Plano de Saúde Tacchimed (operado pelo Tacchini Sistema de Saúde) completa neste ano 39 anos de atuação na Serra Gaúcha. Hoje, possui mais de 60 mil vidas cadastradas e está presente em 27 municípios.
Para atender a todos de forma ágil e segura, o Tacchimed desenvolveu recentemente em parceria com a Xcape Engenharia de Software um novo portal. A Gerente Operacional do Tacchimed, Jocélia Fin Larroyd, informa que a ferramenta começou a ser utilizada no dia 18 de março pelas equipes que atuam no Tacchimed e, também, pelos médicos conveniados. “Paralelo ao desenvolvimento do portal, realizamos o treinamento de todas as equipes envolvidas no processo, bem como as secretárias dos médicos e fomos realizando os ajustes necessários para o completo funcionamento. O que percebemos nestes primeiros dias é que o processo superou as expectativas”, avalia.
Especialidades mais demandadas
Inicialmente, o portal está disponível apenas para Bento Gonçalves, atendendo as especialidades de Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oncologia e Cardiologia. “Optamos por iniciar por Bento, que é a cidade sede do Tacchimed, podendo resolver qualquer situação que possa vir a ocorrer. Quanto às especialidades, cabe destacar que são as que mais demandam por serviços do Tacchimed”, explica Jocélia.
Segundo o CEO da Xcape, Andreo Buffon, “o principal diferencial está na desburocratização dos processos, tornando-os mais ágeis e reduzindo a necessidade de enfrentar filas e levar consigo papéis que antes eram necessários”, destaca.
Com acesso apenas para equipe da operadora (Tacchimed) e prestadores de serviços, a tecnologia será sentida pelos usuários a partir da facilidade do envio de SMS, no qual os exames e demais procedimentos já ficam agendados, bem como orientações sobre como os clientes devem proceder para realizar determinado tipo de exame, como aqueles que exigem pre-jejum, entre outros.
Um dos profissionais que já está acessando a nova plataforma e que teve sua expectativa superada é o médico cardiologista Álvaro Nicolao. “Achei ótimo, sensacional! É bastante ágil, poupa tempo com os exames e ficou extremamente objetivo para nós, médicos”, reconhece. O profissional relata que já recebeu também o retorno de diversos pacientes. “O que eles mais elogiam é o fato de não precisar mais enfrentar filas. Há muito não via mudanças tão expressivas. Estão todos de parabéns! ”, conclui.
O antes e o depois
O novo portal trouxe mais agilidade, praticidade e segurança a quem o utiliza. Assim o paciente, ao sair do consultório médico, recebe um SMS pelo celular, informando como deve proceder, não precisando mais ir ao Hospital Tacchini e Tacchimed para autorizar exames ou procedimentos, bem como agendamentos ou orientações. “Tudo é feito pelo portal e telefone, quando necessário, envolvendo o prestador de serviço (médicos, clínicas, laboratórios) e a equipe do Tacchini e do Tacchimed. Eliminamos etapas e facilitamos a vida do beneficiário. Ele não precisará mais ficar em filas, nem levar consigo os papéis que antes eram necessários”, destaca Jocélia.