Tecnologia e Inovação | 1 de abril de 2019

Tacchimed torna utilização de serviços mais ágil para beneficiários e prestadores de serviços

Desburocratização dos processos é uma das principais vantagens do novo sistema adotado
Novo portal do plano de saúde Tacchimed torna mais ágil utilização de serviços para beneficiários e prestadores de serviços

O Plano de Saúde Tacchimed (operado pelo Tacchini Sistema de Saúde) completa neste ano 39 anos de atuação na Serra Gaúcha. Hoje, possui mais de 60 mil vidas cadastradas e está presente em 27 municípios.

Para atender a todos de forma ágil e segura, o Tacchimed desenvolveu recentemente em parceria com a Xcape Engenharia de Software um novo portal. A Gerente Operacional do Tacchimed, Jocélia Fin Larroyd, informa que a ferramenta começou a ser utilizada no dia 18 de março pelas equipes que atuam no Tacchimed e, também, pelos médicos conveniados. “Paralelo ao desenvolvimento do portal, realizamos o treinamento de todas as equipes envolvidas no processo, bem como as secretárias dos médicos e fomos realizando os ajustes necessários para o completo funcionamento. O que percebemos nestes primeiros dias é que o processo superou as expectativas”, avalia.

Especialidades mais demandadas

Inicialmente, o portal está disponível apenas para Bento Gonçalves, atendendo as especialidades de Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oncologia e Cardiologia. “Optamos por iniciar por Bento, que é a cidade sede do Tacchimed, podendo resolver qualquer situação que possa vir a ocorrer. Quanto às especialidades, cabe destacar que são as que mais demandam por serviços do Tacchimed”, explica Jocélia.

Segundo o CEO da Xcape, Andreo Buffon, “o principal diferencial está na desburocratização dos processos, tornando-os mais ágeis e reduzindo a necessidade de enfrentar filas e levar consigo papéis que antes eram necessários”, destaca.

Com acesso apenas para equipe da operadora (Tacchimed) e prestadores de serviços, a tecnologia será sentida pelos usuários a partir da facilidade do envio de SMS, no qual os exames e demais procedimentos já ficam agendados, bem como orientações sobre como os clientes devem proceder para realizar determinado tipo de exame, como aqueles que exigem pre-jejum, entre outros.

Um dos profissionais que já está acessando a nova plataforma e que teve sua expectativa superada é o médico cardiologista Álvaro Nicolao. “Achei ótimo, sensacional! É bastante ágil, poupa tempo com os exames e ficou extremamente objetivo para nós, médicos”, reconhece. O profissional relata que já recebeu também o retorno de diversos pacientes. “O que eles mais elogiam é o fato de não precisar mais enfrentar filas. Há muito não via mudanças tão expressivas. Estão todos de parabéns! ”, conclui.

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O antes e o depois 

O novo portal trouxe mais agilidade, praticidade e segurança a quem o utiliza. Assim o paciente, ao sair do consultório médico, recebe um SMS pelo celular, informando como deve proceder, não precisando mais ir ao Hospital Tacchini e Tacchimed para autorizar exames ou procedimentos, bem como agendamentos ou orientações. “Tudo é feito pelo portal e telefone, quando necessário, envolvendo o prestador de serviço (médicos, clínicas, laboratórios) e a equipe do Tacchini e do Tacchimed. Eliminamos etapas e facilitamos a vida do beneficiário. Ele não precisará mais ficar em filas, nem levar consigo os papéis que antes eram necessários”, destaca Jocélia.

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