Mundo | 28 de fevereiro de 2014

Suplementos alimentares são um perigo para o colesterol

Efeitos colaterais são pouco conhecidos do público
Suplementos alimentares são um perigo para o colesterol

Muitas pessoas, preocupadas com o colesterol, adotam o consumo de suplementos alimentares na dieta. Na formulação de  muitos destes produtos está a levedura de arroz vermelho. Um alerta divulgado em fevereiro pela Agência Nacional de Segurança de Medicamentos da França aponta que ela tem efeitos idênticos ao de estatinas, pois contêm monacolina K ou lovastatina.

Na Europa, como no Brasil, os suplementos alimentares não são regulados como medicamentos, mas como comida, o que é um critério mais flexível, pois não exige ensaios clínicos antes da comercialização. Alimentos dietéticos devem, muitas vezes, ser evitados por pacientes que sofreram com os efeitos colaterais das estatinas – medicamentos para baixar o colesterol. Porém, a falta de informação nas embalagens dos produtos omite informações importantes. Assim, mesmo em caso de complicações, os consumidores não fazem a ligação com o consumo da levedura.

O problema já fora apontado em 2012 pela revista UFC-Que Choisir. A mesma quantidade de levedura de arroz vermelho (doses entre 1,6mg e 11,6mg), de acordo com as amostras, pode apresentar quantidades de monacolina K que variam em até sete vezes, para mais ou menos.

O desconhecimento das contras-indicações da levedura é perigoso afima Pierre-Yves Rodondi, especialista de medicina complementar no Hospital Universitário de Lausanne (Suíça), para o jornal Le Figaro.

Alertado por 25 relatos de efeitos adversos em usuários de levedura de arroz vermelho, a Agência Nacional para a Segurança dos Alimentos da França abriu, no final de 2013, uma consulta com a indústria, profissionais de saúde e associações consumidores e pacientes. A conclusão sobre os riscos de saúde associados com o uso deste produto ainda não foram divulgados.

VEJA TAMBÉM