Gestão e Qualidade | 24 de agosto de 2018

Simpósio celebra os 20 anos da Emergência do Hospital Moinhos de Vento

Evento foi realizado nesta quarta-feira, com palestras com médicos e profissionais da área
Simpósio celebra os 20 anos da Emergência do Hospital Moinhos de Vento

Os 20 anos do setor de Emergência do Hospital Moinhos de Vento foram celebrados, na quarta-feira (22), com um simpósio multidisciplinar que reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais que atuam no local. O evento foi realizado Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, na própria instituição, na Capital.

A abertura do Simpósio contou com a presença de membros do Comitê Executivo do Hospital Moinhos de Vento, como o superintendente Executivo, Mohamed Parrini, o superintendente Administrativo, Evandro Moraes, a superintendente de Operações e Governo, Tanira Andreatta Pinto, e a superintendente Assistencial, Vania Röhsig.

Mohamed Parrini destacou a grande transformação ocorrida nestas últimas duas décadas na instituição e no atendimento à população. “A concepção da Emergência é um marco para o hospital e está à serviço da cidade”, afirmou. Já Vania Röhsig parabenizou a todos os profissionais que integram ou que já fizeram parte do setor. “É uma bonita história de superação e muita dedicação”, declarou.

Chefe do Serviço de Emergência do Hospital, Paulo Schmitz foi o primeiro a palestrar. Após fazer um breve resgate da história da própria organização, ele falou sobre o início da emergência, desde a destinação de um espaço físico até a seleção dos primeiros médicos e técnicos de enfermagem. E, em um momento de emoção, mostrou um caderno histórico no qual eram anotados, à mão, todos os atendimentos e dados do setor nos primeiros anos de funcionamento.

22

Vania Röhsig, Mohamed Parrini, Paulo Schmitz, Evandro Moraes,Tanira Andreatta Pinto, Sidiclei Machado Carvalho, e Reimbran Kolling Pinheiro

 

 Aperfeiçoamento contínuo

Contando atualmente com uma área três vezes maior que a inicial – que era de aproximadamente 560m² –, com ênfase em Cardiologia, Neurologia e atendimentos clínicos em geral, a Emergência do Moinhos se consolida como uma das mais modernas e bem equipadas do Sul do Brasil. Mas o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional e de infraestrutura prossegue. “Em breve vamos inaugurar uma nova área física para a emergência pediátrica, ampliar a emergência cardiológica e queremos, cada vez, mais especializar nossos médicos para que o Hospital Moinhos de Vento seja o melhor lugar para ser atendido nos casos de emergência”, projetou Paulo.

Para Sidiclei Machado Carvalho, coordenador assistencial da Emergência, o trabalho realizado nesses 20 anos está mudando a forma de ver e atuar. “Cada vez mais os profissionais da área da saúde que trabalham em emergências estão se valorizando, efetuando os melhores protocolos para se ter os melhores resultados”, avaliou.

Aprendizado e homenagens

Alguns dos temas abordados durante a programação de palestras do Simpósio, sob a coordenação científica de Paulo Schmitz, foram o uso de antibióticos, protocolo de AVC, cuidados paliativos, novidades para procedimentos em parada cardiorrespiratória, unidade de doenças respiratórias, além de fluxo de atendimento e indicadores, e a contribuição do fisioterapeuta na sala de urgência.

O dia de celebração pelos 20 anos da Emergência do Hospital Moinhos foi encerrado com uma homenagem aos colaboradores e antigos chefes da área. Dentre os agraciados estiveram alguns que estão no setor desde o início das atividades, em 1998.

Crédito das fotos: Cleber Bertoncello/Critério

VEJA TAMBÉM