SHS gera mais de R$ 20 milhões de economia para instituições de saúde
“O diferencial da SHS está em atuar em todas as etapas do processo de abastecimento, e não somente na negociação”, destaca o Diretor de Operações da SHS, Diego Luna.
As soluções da rede de compras da SHS Health Tech têm como base o uso massivo de Inteligência Artificial e Machine Learning. Com isso, desde que foi fundada, em plena pandemia, a empresa tem contribuído com o aumento de eficiência dos seus clientes e tem gerado mais de R$ 20 milhões em economia.
O setor da saúde como um todo atravessa um momento de crise. Dessa forma, as áreas de compras e de suprimentos têm recebido cada vez mais esforços, com operações estratégicas, capazes de gerar valor, evitar preços preços elevados, reduzir compras emergenciais e, principalmente, o desabastecimento.
Segundo os gestores da Health Tech, atualmente percebe-se que não há como manter uma instituição de saúde sustentável sem se utilizar de benefícios oferecidos pela tecnologia. Adotá-la de forma planejada nas compras em saúde é a missão e especialidade da SHS.
Experiência e tecnologia
Para isso, a SHS alia uma equipe experiente, de larga vivência na área de suprimentos, com processos internos muito bem definidos, suportados sempre por Inteligência Artificial e Machine Learning.
Dessa maneira, a Health Tech gera informações precisas para tomadas de decisão em:
. Saneamento de cadastros no sistema ERP dos clientes;
. Estudos de fármaco-economia;
. Padronização de novos produtos, sejam eles mais rentáveis ou de menor custo, a depender do modelo de remuneração a ser seguido;
. Negociações estratégicas de materiais médico-hospitalares e medicamentos;
. Negociações estratégicas de órtese, prótese e materiais especiais (OPME);
. Negociações de insumos empregados pelas áreas de higienização e limpeza; esterilização; escritório; dentre outros;
. Negociações de contratos de serviços, estudos e projetos estratégicos envolvendo a aquisição de ativos como equipamentos hospitalares;
. Controle conjunto dos níveis adequados de estoques e realização de inventários para manutenção de acuracidade;
. Revisão de processos internos para ganho de eficiência operacional e redução de custos na área de suprimentos.
Particularidades regionais
Outra preocupação da SHS ao atender seus mais de 40 clientes (hospitais e operadoras de saúde) em todo o país é o respeito às particularidades de cada região.
A atuação é personalizada, capaz de identificar as principais dores dos parceiros – para que, em conjunto, sejam implantadas soluções ágeis e sólidas que ofereçam redução de custos, além de melhorias customizadas nos processos, monitoradas in loco do início ao fim de cada etapa.
Forma de atuação
A remuneração da SHS é totalmente baseada nas economias internalizadas no almoxarifado dos clientes hospitalares ou de operadoras de saúde, tendo como base os relatórios extraídos diretamente do ERP.
Além disso, a Health Tech trabalha com uma rede de fornecedores criteriosamente qualificada, que garante a manutenção constante de clientes, atendidos com alto nível de excelência.
“O diferencial da SHS está em atuar em todas as etapas do processo de abastecimento, e não somente na negociação, pois sabemos que o sucesso e implementação de qualquer fechamento de negócio depende do bom funcionamento das áreas e processos. Sabendo disso, atuamos no entendimento e no apoio dos processos de ressuprimento e planejamento, passando pela gestão do follow-up dos pedidos, gestão dos fornecedores, mediação do nível de serviço – até o recebimento dos itens no almoxarifado do cliente”, observa o Diretor de Operações da SHS, Diego Luna.
Compras conjuntas
Outra vantagem do modelo de atuação da SHS é que as negociações são feitas de maneira conjunta. Por isso, a quantidade adquirida é exatamente a demandada pelo hospital, sem que haja sobrecarga de estoques.
“Além da quantidade, as especificações técnicas e o lead time devem ser exatamente aqueles que foram requeridos pelo cliente, sem que haja desperdícios ou rupturas no fornecimento”, conta o CEO da SHS, Alexandre Ribeiro.
Ao ano, as compras da SHS em rede movimentam cerca de R$ 2,4 bilhões.
“É dessa maneira, sempre ancorados no uso da tecnologia, em especial a da inteligência artificial, que a SHS consegue atuar de forma assertiva, com processos bem definidos, capazes de encurtar caminhos, sistematizar dados com precisão, ordenar tarefas e reduzindo custos, ou seja, aumentando a eficiência”, finaliza Rafael Meskau, Head Comercial da SHS.