Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 21 de abril de 2021

Santa Casa de Porto Alegre realiza procedimento inédito de ablação de tumor hepático por micro-ondas

Técnica minimamente invasiva permite o tratamento dos tumores sem cirurgia
Santa Casa de Porto Alegre realiza procedimento inédito de ablação de tumor hepático por micro-ondas

Nesta segunda-feira (19), a equipe do Dr. Alex Hörbe, da unidade de Radiologia Intervencionista da Neurorradiologia do Hospital São José, juntamente com Dr. Rodrigo Mariano, da cirurgia digestiva da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e com o apoio do Dr. Antonio Kalil, diretor médico da Santa Casa e chefe da cirurgia oncológica, realizaram um procedimento inédito na instituição para o tratamento de tumores de fígado.

Foi realizada a ablação de metástases hepáticas de tumor colorretal, uma técnica minimamente invasiva que, com a utilização de uma agulha especial de microondas, permite o tratamento dos tumores sem cirurgia. Segundo Hörbe, “o grande diferencial desta técnica é a possibilidade de tratamento de lesões maiores e com menos restrição de localização em relação à técnica convencional por radiofrequência. Na prática, o que se faz é a introdução de uma agulha especial no tumor, e esta realiza a queima da lesão e de uma pequena margem de segurança do tecido adjacente”.

Ainda de acordo com o especialista, a técnica pode ser indicada para vários tipos de tumores hepáticos, renais e pulmonares e é realizada na maioria dos casos com um corte mínimo na pele, sem necessidade de pontos e o paciente tendo alta no mesmo dia. “A nova técnica, ainda recente no país, é mais uma alternativa de terapia minimamente invasiva para o tratamento dos pacientes oncológicos, um dos focos de pesquisa e atuação da Santa Casa”, informa a instituição hospitalar.

 



VEJA TAMBÉM