Gestão e Qualidade | 9 de fevereiro de 2017

Quinto Neto assume direção do Hospital Banco de Olhos 

Médico especialista em gestão é o novo diretor administrativo do hospital
Quinto Neto assume direção do hospital Banco de Olhos 

No final da tarde de quarta-feira, 8, ocorreu a cerimônia de posse da nova direção do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. A presidente de Rede Verzeri (mantenedora do hospital), Ir. Neusa Falcade, apresentou aos representantes das equipes a nova gestão, composta por:

 Ir. Sônia Maria Grass (Gestora Local),

 Ir. Fátima Melo (Diretora Financeira),

 Marta Bratz (Gerente Hospitalar),

 Ir. Rosenilde Policeno (Humanização e Espiritualidade), e

 Dr. Antonio Quinto Neto (Diretor Administrativo).

Quinto_Posse_HBO

Diretor Administrativo, Antonio Quinto Neto, durante cerimônia de posse

 

Diretor Administrativo

O novo diretor administrativo, médico Antonio Quinto Neto, enfatizou que o esforço inicial será o de avançar rumo à excelência na oftalmologia, com uma assistência segura e qualificada. “Vamos concentrar nossos esforços na gestão em meritocracia e de resultados. Alcançando um nível de qualificação que seja reconhecido pelo público [pacientes e mercado]”, afirma.

 Crescimento

O principal objetivo da nova gestão é buscar o crescimento do hospital. “Com base na excelência e resultados, conseguiremos o desenvolvimento e iremos reposicionar [o Banco de Olhos] em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul”, prevê Quinto Neto.

O perfil – e a sua experiência profissional – foram fatores contribuintes para a escolha de seu nome. “A minha experiência mais recente é orientando organizações. Não só no Rio Grande do Sul, mas em todo país, em relação a segurança e qualificação de serviços, mais especificamente em relação a certificação [ONA]”, referindo-se ao seu histórico no IAHCS Acreditação, instituição certificadora do modelo de qualidade da Organização Nacional da Acreditação (ONA), e prestando consultorias.

Outro fator importante para a escolha de Quinto Neto foi já ter trabalhado no Hospital Banco de Olhos, onde já conhece a cultura da instituição e muitos dos seus atuais colaboradores.

Quinto_Grassi

Diretor Administrativo, Antonio Quinto Neto, e a gestora local, Sônia Maria Grass

 

Cooperação

Durante sua fala, a gestora Sônia Maria Grass enfatizou a cooperação como um dos focos principais da nova gestão do Hospital Banco de Olhos.

O Hospital Banco de Olhos é especialista em doenças oftalmológicas e conta com unidade de internação, centro cirúrgico, e área de consultas e diagnósticos. Atende emergências pelo SUS e usuários de planos de saúde (saúde suplementar). A instituição conta com um dos melhores centros de cirurgia refrativa do País, que abriga equipamento de última geração, utilizado nos mais renomados centros de oftalmologia do mundo.

Perfil do novo Diretor Administrativo

Antonio Quinto Neto é médico, psiquiatra, mestre em Administração pela UFRGS, especialista em Avaliação de Sistemas e Serviços de Saúde, membro do Conselho Editorial da Revista de Administração em Saúde da Associação Paulista de Medicina e autor de livros e artigos relacionados a qualidade de serviço de saúde, além de manter a coluna Qualidade e Segurança Assistencial no portal de notícias Setor Saúde, integrante do Sistema FEHOSUL. É, também,  avaliador Sênior do Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde – IAHCS/ONA e professor dos cursos de especialização da Faculdade de Tecnologia em Saúde – Fasaúde/IAHCS.

 

Texto, fotos e vídeo Leandro Cougo

VEJA TAMBÉM

Conheça 6 protocolos do Hospital São Lucas da PUC-RS para garantir atendimento seguro aos seus pacientes

O Portal Setor Saúde, em parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), lançou uma série especial de entrevistas com gestores das instituições de saúde, onde são destacadas as novas rotinas adotadas pelos hospitais durante a pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). São abordadas também algumas consequências danosas associadas à pandemia, entre as
mercado

Fundos de investimento XP e IG4 Capital anunciam aquisições no setor hospitalar

Dois fundos, a XP Investimentos (XPI) e o IG4 Capital, anunciaram nos últimos dias investimentos pesados no setor hospitalar. Juntas, as aquisições feitas pelos fundos ultrapassam os R$ 400 milhões de reais. Os hospitais envolvidos foram o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte (MG), o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus (AM) e o Centro Brasileiro de Visão (CBV Hospital

Como o Hospital Tacchini vem atuando para garantir atendimento seguro a pacientes Covid e não Covid

A pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) fez com que diversas rotinas fossem alteradas em todo o mundo. Na área da saúde, uma das consequências notadas  foi a suspensão dos procedimentos eletivos – cirurgias, exames diagnósticos e consultas – com impactos relevantes para a sustentabilidade dos hospitais, mas também, para a saúde os pacientes. Segundo