Tecnologia e Inovação | 1 de abril de 2014

Prótese de crânio em 3D é implantada em mulher

Na Holanda, processo inovador foi realizado com resultados satisfatórios
implante

Uma jovem de 22 anos que sofria de uma doença que leva ao espessamento dos ossos, incluindo o crânio, passou por um inovador procedimento cirúrgico na Holanda. Ela recebeu a implementação de um crânio sintético feito sob medida com uma impressora 3D.

A cirurgia cria novas perspectivas para a área médica no que diz respeito à produção de próteses. Com um caso grave em mãos, o cirurgião que realizou a operação, Dr. Bon Vermeij, da University Medical Center Utrecht (Holanda), optou pelo novo procedimento. “Não havia muito tempo antes que as funções essenciais do cérebro fossem danificadas e a paciente morresse”, assegurou.

A implantação da prótese, feita de acrílico, durou 23 horas. O formato, idêntico ao da cabeça da paciente, foi desenvolvido com base em um scanner da empresa australiana Anatomics – especializada em impressão 3D –, em um processo que garante mais precisão e um tempo mais curto para ficar pronto. “As melhorias são notáveis, não só esteticamente, mas também nas habilidades cognitivas do paciente”, comemorou o Dr. Vermeij.

Embora não seja inédita, a cirurgia é especial por se tratar do maior implante já utilizado pela universidade holandesa. Ele cobre toda a cabeça, desde a parte inferior do crânio da testa até a parte de trás das orelhas. A operação foi realizada há três meses e a mulher recuperou as habilidades visuais, não se queixa de dores de cabeça e retornou normalmente ao trabalho.

 

VEJA TAMBÉM