Tecnologia e Inovação | 11 de abril de 2013

Prontuário Eletrônico do Paciente traz benefícios para o setor

Empresas de softwares investem em tecnologia para benefício da saúde do paciente
Prontuario Eletronico do Paciente traz beneficios para o setor

Com o avanço da tecnologia em vários segmentos para facilitar o dia a dia de trabalho, a área médica tem acompanhado essa evolução. Uma das novidades que tem estado cada vez mais presente nos hospitais e clínicas, é a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), uma das ferramentas clínico-assistenciais que permite manter as informações em uma base de dados única.

O Sistema Tasy, da Philips é uma dessas ferramentas disponíveis no mercado que oferece essa facilidade aos prestadores de serviços que estão aderindo ao novo modelo de registro dos pacientes. Por meio do Prontuário Eletrônico do Paciente, além de facilitar a integração de informações e dados clínicos, gera também confiabilidade ao paciente e aos envolvidos no processo. O sistema é a principal ferramenta para a integração, consolidação e garantia da veracidade das informações fornecidas pelos profissionais que atuam nos procedimentos enquanto o paciente está no hospital. O PEP garante legibilidade dos registros, organiza de melhor forma as informações e as identificações dos pacientes, e permite o uso simultâneo, já que disponibiliza as informações à todos os profissionais envolvidos.

A MV, outra empresa de softwares que atende hospitais no Rio Grande do Sul, também oferece um sistema de PEP aos clientes. Entre as principais características do programa, está o alinhamento às normas do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde; organiza o prontuário dos pacientes, eliminando o extravio e o não preenchimento correto das informações; integração total com o sistema de gestão hospitalar, entre outras funcionalidades.

Cada vez mais, as instituições de saúde preocupam-se em garantir qualidade de atendimento e de gestão, investindo em produtos e serviços que tragam benefício tanto ao dia a dia de trabalho de seus profissionais, quanto à segurança de seus clientes. Para isso, são necessários dados seguros e indicadores detalhados que possam ser correlacionados e que demonstrem pontos de melhoria e aperfeiçoamento, consolidando a qualidade como um requisito básico no setor da saúde. Quando se obtém o PEP, a fonte de informação é única, existindo a possibilidade de dividir e aperfeiçoar informações de forma prática e segura, deixando de lado a possibilidade de erros contínuos por repasse de informações em prontuários de papel.

VEJA TAMBÉM