Gestão e Qualidade | 5 de maio de 2020

Programa de Treinamento para Avaliadores da ONA recebe certificação internacional

Essa é a terceira certificação internacional recebida pela ONA em quatro anos
Programa de Treinamento para Avaliadores da ONA recebe certificação internacional

O Programa de Treinamento para Avaliadores da Organização Nacional de Acreditação (ONA) é o primeiro no Brasil e da América Latina a ser reconhecido pela International Society for Quality in Health (ISQua). A certificação foi concedida por meio da ISQua External Avaliation Association (IEEA), sediada em Genebra, na Suíça. Países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Canadá, França, Arábia Saudita e Índia já contavam com esse reconhecimento.


Ao portal Setor Saúde, o presidente da ONA, médico Cláudio Allgayer, destaca que “o trabalho desenvolvido na área de formação de avaliadores demonstra o engajamento de todos os nossos profissionais para desenvolver padrões de nível internacional em todas as áreas em que a ONA atua”. Segundo Allgayer, a área de formação, cursos e eventos, é um dos segmentos mais importantes para dar suporte ao projeto de crescimento sustentável e disseminação de conceitos. “Em breve, novidades serão anunciadas na área de educação, extremamente importante para disseminarmos conceitos de qualidade e segurança do paciente”, explica.


Encontro de Avaliadores ONA (2019)

Encontro de Avaliadores ONA (2019)

xxx

28 critérios avaliados

Para receber o certificado, o Programa de Avaliadores ONA foi analisado a partir de 28 critérios, entre eles governança, diversidade, gestão e metodologia de ensino. A avaliação ocorreu ao longo de duas semanas.


“Foi preciso demonstrar um processo consistente de treinamento, com ações, atividades e resultados para a integração e desenvolvimento dos avaliadores”, aponta Gilvane Lolato, gerente de Educação da ONA. Nesse processo, a ONA contou com o apoio do Comitê de Avaliadores, que apontou sugestões e melhorias para a formação. O comitê é composto por representantes das Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs) – DNV GL, Fundação Vanzonlini, IBES, IAHCS Acreditação, IPASS e IQG.

Para André Ruggiero, superintendente administrativo financeiro da ONA, a conquista reforça a credibilidade da acreditação. “O avaliador é um grande aliado das instituições de saúde. Ele é um elemento fundamental para que os padrões brasileiros de segurança e qualidade sejam difundidos”, explica. A ONA conta, atualmente, com quase 400 avaliadores, que atuam nas IACs.


3ª certificação internacional em quatro anos 

Essa é a terceira certificação internacional recebida pela ONA. A primeira, em 2016, deu chancela à gestão da ONA. A segunda, em 2017 reconheceu a qualidade do Manual de Acreditação, onde estão descritos os padrões exigidos das organizações de saúde.

VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro