Porto Alegre registra o primeiro caso de dengue em 2014
Secretaria da Saúde confirma caso autóctone de um morador do bairro Santa Tereza
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça-feira, 11, o primeiro caso autóctone de dengue (contraído em Porto Alegre) de 2014. O portador é um morador do bairro Santa Tereza e não tem registro de viagem para fora do Estado.
Com a confirmação laboratorial, a Secretaria iniciou as medidas de controle do vetor, com visitas de agentes de combate a endemias para a orientação dos moradores e remoção de possíveis criadouros do mosquito nos quarteirões do entorno do caso. No último sábado, 8, ocorreu o bloqueio de transmissão, com aplicação de inseticida para controle do mosquito adulto em um raio de 150 metros da residência do morador infectado.
Foi emitido um Alerta Epidemiológico, o que deixa a Rede de Atenção Primária avisada para a necessidade de notificação de casos suspeitos da doença. Além do caso confirmado, dois outros estão sendo investigados. Só em Porto Alegre foram registrados 150 casos de dengue autóctones no ano passado, em especial nos bairros Partenon, Bom Jesus, São José e Santo Antônio.
Em 2013, o número de casos confirmados de dengue subiu 250% no Rio Grande do Sul, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde. Foram 121 infecções pelo vírus em 2012 e 424 no último ano, sendo que 2.341 notificações foram investigadas. Das confirmações, 229 casos foram autóctones (contraídos em território gaúcho). O único óbito ocorreu em novembro, em São Domingos do Sul, e a vítima contraiu a doença em uma viagem à Bahia.