Política | 20 de março de 2013

Pedro Westphalen participa de reunião sobre tabela do SUS para laboratórios de análises clínicas

Presidente do Parlamento gaúcho acompanhou reunião da Comissão do Senado que discutiu a falta de reajustes na tabela há 19 anos
Westphalen e Ana Amélia em evento de discussão da Tabela SUS em 2013

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pedro Westphalen, acompanhou na manhã desta terça-feira, 19, em Brasília, o debate promovido pela senadora Ana Amélia Lemos (PP) ,na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS),  sobre a crise financeira dos laboratórios de análises clínicas, que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O valor pago pelo SUS por uma dosagem de glicose permanece o mesmo há 19 anos: R$ 1,85.

Ao final da audiência pública da CAS, ficou acertado pelo presidente da comissão, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), a ida de integrantes do colegiado ao Ministério da Saúde (MS) para intermediar negociação junto ao ministro Alexandre Padilha sobre a defasagem entre custos e valores pagos pelo SUS por exames realizados por laboratórios de análises clínicas conveniados. A garantia de que uma avaliação técnica será iniciada em breve pela pasta foi dada pela representante do Ministério na audiência, Ana Paula Silva Cavalcante.

No mesmo dia, a senadora Ana Amélia usou a tribuna do Plenário no Senado e fez um apelo ao governo federal para que faça um reajuste na tabela do SUS referente ao preço de exames de laboratórios de análises clínicas. “Caso essas tabelas do SUS não sejam revistas, o trabalho dos médicos poderá ser comprometido, uma vez que dependem das análises laboratoriais para fazer diagnósticos mais corretos das patologias”, declarou a senadora.

 

VEJA TAMBÉM