Gestão e Qualidade, Mundo | 14 de outubro de 2020

ONA é eleita para o Board da ISQua juntamente com entidade francesa

Entidades passam a compor o Conselho da organização mundial líder em acreditação de saúde
ONA é eleita para o Board da ISQua juntamente com entidade francesa

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), juntamente com a Haute Autorité de Santé (HAS), da França, foram eleitas para integrar o Conselho de Administração da ISQua (International Society for Quality in Health Care) durante o período 2020 a 2023. A ISQua é considerada a principal autoridade mundial de certificação de entidades vinculadas à melhoria da qualidade em saúde e segurança do paciente.

O processo eleitoral que, nos últimos 30 dias, mobilizou lideranças mundiais (individuais e institucionais), tinha por objetivo renovar dois (2) cargos de membros institucionais de seu Board, o órgão máximo da entidade, responsável pela formulação das políticas institucionais em nível global.

A ONA, responsável pelo Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), fundada há 21 anos, e que mantém mais de 900 instituições de saúde brasileiras acreditadas, candidatou-se a uma das vagas em disputa, com apoio das entidades integrantes do SBA e da comunidade latino-americana da qualidade em saúde.


Segundo o presidente da ONA, médico Cláudio Allgayer, “a eleição da ONA para compor o órgão máximo de governança da ISQua representa o reconhecimento internacional ao hoje consolidado movimento de acreditação brasileiro, um dos mais significativos e representativos a nível mundial”. A representação da ONA no Board da ISQua será exercida pelo atual vice-presidente da entidade o médico Fábio Leite Gastal.


O novo Conselho iniciará o seu mandato após a Assembleia Geral Anual a ser realizada no dia 29 de outubro de 2020. O representante da francesa HAS, Bruno Lucet, acompanhará Gastal na direção do Conselho.

ONA

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a entidade trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria e a segurança do cuidado para o paciente.

Hoje acima de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA. São mais de 900 instituições de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios) acreditadas no país.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro, desde 2015, da ISQua, atuando ao lado de respeitadas instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá e Austrália, entre mais de 60 países que mantém sistemas de certificação e acreditação em saúde.

HAS

A HAS (antiga Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde) tem com propósito educar, definir boas práticas e certificar instituições de saúde na França. É um organismo público independente criado para garantir altos padrões de atendimento ao paciente e garantir a igualdade no sistema de saúde francês. Embora seja considerada a Autoridade Nacional Francesa para a Saúde, não é um órgão governamental e possui autonomia financeira. No entanto, a HAS deve prestar contas sobre suas ações ao governo francês. O HAS tem laços estreitos com agências de saúde do governo francês, organizações de pesquisa, representantes de pacientes, fundos nacionais de seguro saúde e sindicatos de profissionais de saúde.

isqua_board_2020_2023



VEJA TAMBÉM